Motoristas passam por capacitação e, em breve, terão um espaço para descanso
- Detalhes
Os
motoristas que atendem a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contarão, em
breve, com um espaço exclusivo para eles, onde poderão descansar, relaxar, ver
TV, ler e interagir com os demais colegas enquanto aguardam as chamadas para
atendimento das demandas.
A
boa notícia foi dada pela secretária Fátima Gavioli nesta quarta-feira, (27/2),
durante um encontro de capacitação realizado na sede da Centralizada. “Fiquei
surpresa ao chegar aqui e ver que, apesar de termos um espaço físico tão
grande, os nossos motoristas aguardavam a solicitação de serviço no pátio da
Seduc, embaixo das árvores e muitas vezes tendo que correr das chuvas.”
Em respeito aos motoristas, a secretária disse que já solicitou a adequação de um ambiente exclusivo na nova sede da Secretaria, no prédio do Instituto de Educação de Goiás (IEG). Fátima Gavioli frisou que esses profissionais desempenham um papel extremamente importante no dia a dia da Secretaria de Educação e isso precisa ser reconhecido.
“Vocês
precisam de um ambiente com boas instalações, com TV, sofá, mesas e cadeiras,
onde possam contar com mais conforto, relaxar, descansar e interagir melhor com
seus colegas. Motoristas são nossos apoiadores, parceiros e até confidentes. E
como os demais servidores da Secretaria, vocês precisam ser reconhecidos e
estarem cada vez mais preparados para exercer essa função”, destacou a
secretária.
Prevenção
À frente do departamento que coordena uma equipe com mais de 60 motoristas, Ademar Rodrigues Júnior, gerente de Apoio Administrativo e Serviços da Seduc, explica que o encontro de capacitação foi pensado de forma a chamar a atenção dos profissionais para a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde no dia a dia. “Mais do que uma questão de bem-estar, também estamos falando de segurança, pois é uma profissão que coloca a vida deles e de outras pessoas em risco.”
Sobre o encontro de formação dos motoristas, a gerente de Saúde e Bem-Estar da Seduc, Jaqueline Rocha Cornetti do Vale, afirma que a iniciativa está inserida dentro da proposta de acolher e valorizar o trabalho dos servidores da área do transporte. “Nós percebemos a necessidade de resgatar a autoestima, evidenciar pontos fortes, habilidades e competências e especialmente prepará-los para a execução de um trabalho com qualidade e bem-estar”.
A programação do encontro, além de aferição de pressão arterial e nível de glicose no sangue, incluiu duas palestras importantes sobre motivação e segurança. Especialista em comportamento e coaching, o professor Carlo André Oliveira falou sobre Motivação, Sucesso, Ética, Saúde e Bem-Estar e o engenheiro de transporte Sandro Silva orientou e deu dicas sobre direção defensiva.
Sensibilidade
Para
o motorista Marcos Aurélio de Assis Viana, 47 anos, que há quatro anos trabalha
na Secretaria de Educação de Goiás, é “ótimo” saber da preocupação da
secretária Fátima Gavioli com o bem-estar dele e dos colegas. “Se estamos bem,
podemos trabalhar mais tranquilos e com mais responsabilidade, pois são vidas
que transportamos todos os dias.”
Com mais de dez anos na função de motorista, José de Ribamar Gomes Reis, 45, concorda com Marcos Aurélio. Reis diz que ficou muito feliz em perceber a atenção e o carinho da secretária em relação ao trabalho dos motoristas. “Estou aqui há muito tempo e foi a primeira vez que vi uma secretária se preocupar com a nossa saúde e bem-estar.”
Sobre o novo espaço que está sendo preparado no Instituto de Educação de Goiás (IEG), Reis comenta que a criação desse ambiente vai atender uma reivindicação bem antiga dos motoristas que, até agora, não tinham onde ficar nem descansar.
O evento foi encerrado com uma homenagem ao servidor Manoel Lourenço de Oliveira, 61 anos, que faleceu no dia 26 de janeiro deste mês vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seu Manoel era uma pessoa muito querida entre seus colegas e prestou serviço à Seduc durante muitos anos.