Alunos da Olimpíada de Humanidades fazem turismo educacional em Goiás

Detalhes

Um grupo de alunos e educadores esteve na Secretaria de Educação nesta sexta-feira (15/2) cheio de histórias para contar. Em visita a Goiânia para conhecer alguns pontos turísticos, a turma que veio da região da Chapada dos Veadeiros aproveitou para apresentar para a secretária Fátima Gavioli os resultados da 2ª edição da Olimpíada de Humanidades, que teve como tema “Água, Terra, Fogo, Ar e Amor: interseccionando os elementos para proteger a APA Pouso Alto”.

A Olimpíada de Humanidades envolve alunos das escolas

estaduais localizadas nas cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás, São João

D’aliança, Colinas do Sul, Nova Roma e Alto Paraíso de Goiás. Neste ano, o tema

propôs desenvolver projetos e ações que valorizem o meio ambiente,

especialmente a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, vizinha dos municípios

envolvidos.

Segundo o coordenador de Ciências Humanas do projeto, José

Estevão Rocha, cerca de 250 alunos se envolveram diretamente na atual edição,

que chega ao fim nesta semana. “Cada escola escolheu um elemento da natureza

como tema e, a partir dele, desenvolveu as expectativas de aprendizagem das

ciências humanas e das linguagens artísticas. Teve projeto, por exemplo, que

trabalhou a questão do fogo, tendo em vista que o Cerrado sofre muito com

isso”, resumiu.

No encontro com a secretária, vários alunos narraram suas

experiências. A estudante Nataly contou um pouco do que foi realizado em Alto

Paraíso. “A gente acabou percebendo que nossa cidade é turística, mas os

moradores não se sentem parte dela. Entrevistamos várias pessoas, estudamos a

arte urbana e trabalhamos no sentido de que os moradores conheçam a cidade e se

sintam parte de tudo isso. Foi uma experiência muito boa”, comentou.

Encantada com os relatos e com os frutos positivos da

Olimpíada de Humanidades, Fátima agradeceu a visita dos estudantes e

professores. “De tantas visitas que já recebi aqui, garanto que a de vocês é

uma das mais importantes. É inspirador conversar sobre essa paixão de vocês

pelos estudos, a disposição para promover mudança na escola, na rua da casa de

vocês, na cidade. A maioria das pessoas não enxerga mais a possibilidade de ser

agente de mudança. Mas nós somos. E vocês estão de parabéns por isso”.

Turismo educacional

O grupo que se reuniu com a secretária está em Goiânia graças

ao “(Re)conhecendo nossas goianidades”, a última etapa da Olimpíada de

Humanidades. Nela, representantes de cada escola participante fazem um turismo

educacional entre 13 e 16 de fevereiro. O roteiro inclui a cidade de Goiás,

Brasília e Goiânia. Na capital, estão previstas visitas a diversos lugares,

como Palácio das Esmeraldas, Beco da Codorna, Praça Cívica e Complexo Cultural

Cora Coralina.

Conforme lembra a diretora do Centro de Estudo e Pesquisa

Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara, no ano passado a premiação da

Olimpíada de Humanidades levou representantes goianos para a Conferência Mundial

de Humanidades, realizada em Liège, na Bélgica, em agosto de 2017. “Desta vez,

nossa intenção foi abranger um maior número de alunos na premiação, e ao mesmo

tempo, valorizar nossa história, nossa cultura. Grande parte desses estudantes

nunca tinham vindo a Goiânia”, disse.

A Olimpíada de Humanidades é realizada pelo Instituto de

Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis,

vinculado ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, unidade da Seduc. A

2ª edição começou em maio do ano passado, promovendo ações educativas

envolvendo as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e as Artes, a partir

de projetos criados por professores e estudantes do Ensino Médio da rede estadual

da Região da Chapada.

Desafio

Mais que conhecer os frutos da Olimpíada de Humanidades, a

secretária Fátima Gavioli aproveitou a oportunidade para lançar um desafio aos

alunos e professores da região da Chapada dos Veadeiros. Ao falar sobre estudo

apresentado esta semana pelo governador Ronaldo Caiado, que visa combater a

vulnerabilidade social em Goiás, a titular da Seduc convidou todos a participar

da missão destinada à Educação: alfabetização e redução da evasão escolar.

“O governador pediu para que cada secretário atue na sua área

específica, e contribua com os municípios listados na zona de maior

vulnerabilidade social, que são: Cavalcante, Colinas do Sul, Amaralina,

Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Preciso da ajuda e do engajamento de

vocês. Preciso de pessoas que tenham disponibilidade para ajudar outras

pessoas”, desafiou.

Fátima disse que está em busca de parceiros e voluntários para

realizar um trabalho fora da escola, resgatando as pessoas que abandonaram o

ambiente escolar ou que até mesmo nunca pisaram em uma sala de aula. “Meu papel

como secretária é simplesmente cuidar da Educação, e eu quero. Por isso, peço

que me ajudem a tirar essas cinco cidades da zona de vulnerabilidade”. O

assunto continuará a ser discutido entre os participantes da Olimpíada de

Humanidades e a Seduc.

Goiânia, 15 de fevereiro de 2019

Comunicação Setorial da Seduce Goiás

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