Alunos da Olimpíada de Humanidades fazem turismo educacional em Goiás
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Um grupo de alunos e educadores esteve na Secretaria de Educação nesta sexta-feira (15/2) cheio de histórias para contar. Em visita a Goiânia para conhecer alguns pontos turísticos, a turma que veio da região da Chapada dos Veadeiros aproveitou para apresentar para a secretária Fátima Gavioli os resultados da 2ª edição da Olimpíada de Humanidades, que teve como tema “Água, Terra, Fogo, Ar e Amor: interseccionando os elementos para proteger a APA Pouso Alto”.
A Olimpíada de Humanidades envolve alunos das escolas
estaduais localizadas nas cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás, São João
D’aliança, Colinas do Sul, Nova Roma e Alto Paraíso de Goiás. Neste ano, o tema
propôs desenvolver projetos e ações que valorizem o meio ambiente,
especialmente a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, vizinha dos municípios
envolvidos.
Segundo o coordenador de Ciências Humanas do projeto, José
Estevão Rocha, cerca de 250 alunos se envolveram diretamente na atual edição,
que chega ao fim nesta semana. “Cada escola escolheu um elemento da natureza
como tema e, a partir dele, desenvolveu as expectativas de aprendizagem das
ciências humanas e das linguagens artísticas. Teve projeto, por exemplo, que
trabalhou a questão do fogo, tendo em vista que o Cerrado sofre muito com
isso”, resumiu.
No encontro com a secretária, vários alunos narraram suas
experiências. A estudante Nataly contou um pouco do que foi realizado em Alto
Paraíso. “A gente acabou percebendo que nossa cidade é turística, mas os
moradores não se sentem parte dela. Entrevistamos várias pessoas, estudamos a
arte urbana e trabalhamos no sentido de que os moradores conheçam a cidade e se
sintam parte de tudo isso. Foi uma experiência muito boa”, comentou.
Encantada com os relatos e com os frutos positivos da
Olimpíada de Humanidades, Fátima agradeceu a visita dos estudantes e
professores. “De tantas visitas que já recebi aqui, garanto que a de vocês é
uma das mais importantes. É inspirador conversar sobre essa paixão de vocês
pelos estudos, a disposição para promover mudança na escola, na rua da casa de
vocês, na cidade. A maioria das pessoas não enxerga mais a possibilidade de ser
agente de mudança. Mas nós somos. E vocês estão de parabéns por isso”.
Turismo educacional
O grupo que se reuniu com a secretária está em Goiânia graças
ao “(Re)conhecendo nossas goianidades”, a última etapa da Olimpíada de
Humanidades. Nela, representantes de cada escola participante fazem um turismo
educacional entre 13 e 16 de fevereiro. O roteiro inclui a cidade de Goiás,
Brasília e Goiânia. Na capital, estão previstas visitas a diversos lugares,
como Palácio das Esmeraldas, Beco da Codorna, Praça Cívica e Complexo Cultural
Cora Coralina.
Conforme lembra a diretora do Centro de Estudo e Pesquisa
Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara, no ano passado a premiação da
Olimpíada de Humanidades levou representantes goianos para a Conferência Mundial
de Humanidades, realizada em Liège, na Bélgica, em agosto de 2017. “Desta vez,
nossa intenção foi abranger um maior número de alunos na premiação, e ao mesmo
tempo, valorizar nossa história, nossa cultura. Grande parte desses estudantes
nunca tinham vindo a Goiânia”, disse.
A Olimpíada de Humanidades é realizada pelo Instituto de
Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis,
vinculado ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, unidade da Seduc. A
2ª edição começou em maio do ano passado, promovendo ações educativas
envolvendo as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e as Artes, a partir
de projetos criados por professores e estudantes do Ensino Médio da rede estadual
da Região da Chapada.
Desafio
Mais que conhecer os frutos da Olimpíada de Humanidades, a
secretária Fátima Gavioli aproveitou a oportunidade para lançar um desafio aos
alunos e professores da região da Chapada dos Veadeiros. Ao falar sobre estudo
apresentado esta semana pelo governador Ronaldo Caiado, que visa combater a
vulnerabilidade social em Goiás, a titular da Seduc convidou todos a participar
da missão destinada à Educação: alfabetização e redução da evasão escolar.
“O governador pediu para que cada secretário atue na sua área
específica, e contribua com os municípios listados na zona de maior
vulnerabilidade social, que são: Cavalcante, Colinas do Sul, Amaralina,
Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Preciso da ajuda e do engajamento de
vocês. Preciso de pessoas que tenham disponibilidade para ajudar outras
pessoas”, desafiou.
Fátima disse que está em busca de parceiros e voluntários para
realizar um trabalho fora da escola, resgatando as pessoas que abandonaram o
ambiente escolar ou que até mesmo nunca pisaram em uma sala de aula. “Meu papel
como secretária é simplesmente cuidar da Educação, e eu quero. Por isso, peço
que me ajudem a tirar essas cinco cidades da zona de vulnerabilidade”. O
assunto continuará a ser discutido entre os participantes da Olimpíada de
Humanidades e a Seduc.
Goiânia, 15 de fevereiro de 2019
Comunicação Setorial da Seduce Goiás