Projeto lançado por Caiado vai combater vulnerabilidade social
- Detalhes
Acompanhados de vários secretários de Estado, entre eles a titular da Educação, Fátima Gavioli, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado apresentaram, na tarde de terça-feira (12/2), o Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás. Com base no documento, o Governo de Goiás pretende identificar municípios com maior privação de serviços essenciais e, a partir daí, promover políticas públicas para mudar tal realidade. A Educação será uma das ferramentas.
Em entrevista coletiva no Palácio Pedro Ludovico Teixeira,
Caiado explicou que uma das metas será ativar os Centros de Referência de
Assistência Social (Cras), a fim de identificar e reconduzir para sala de aula
crianças que não estejam estudando.
Caberá à Secretaria da Educação realizar levantamentos de
escolas com a maior evasão de alunos e, consequentemente, atuar diretamente no
apoio dessas crianças e de seus familiares para combater a evasão escolar e o
analfabetismo. “O Estado não pode estar bem se as famílias não estiverem bem”,
resumiu o governador.
O foco inicial, segundo Caiado, será famílias com perfil de risco 5, ou seja, aquelas de maior vulnerabilidade. O projeto começa em cinco cidades: Cavalcante, Colinas do Sul, Amaralina, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, que foram as cidades com as piores notas no Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiá. Exatamente por isso, terão prioridade das ações do Gabinete de Políticas Sociais.
O plano de ação apresentado envolve diversas áreas do governo além da Educação, como Assistência Social, Saúde, Habitação e Segurança Pública.