Governo de Goiás entrega 1.698 chromebooks para alunos de 21 unidades escolares da Regional de Jataí

Entrega foi feita pela secretária Fátima Gavioli, durante evento comemorativo dos 70 anos da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg)

Alunos de 21 escolas da Regional de Jataí começam a receber, a partir desta sexta-feira (27/08), os chromebooks que foram adquiridos pelo Governo de Goiás para serem distribuídos aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual.

A entrega foi feita pela secretária Fátima Gavioli, de forma simbólica, aos alunos Geovana Alves Rosa e Gustavo de Moraes, durante evento realizado no Parque Agropecuário da cidade, dentro das comemorações dos 70 anos da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), da qual a secretária era uma das convidadas, representando o governador Ronaldo Caiado.

Na Regional de Jataí serão beneficiados com os equipamentos 1.698 estudantes de nove municípios. “Somente na nossa cidade serão 1.155 alunos”, destacou a coordenadora regional de Educação do município, Regina Efigênia Rodrigues.

Ao todo, o Governo de Goiás investiu R$ 144.800.000,00 na aquisição de 60 mil chromebooks.

Durante a cerimônia, a secretária de Educação falou sobre a criação da Agroescola em Bela Vista de Goiás, um projeto que está sendo elaborado em parceria com a prefeitura do município. Segundo ela, a proposta é garantir o acesso dos jovens do meio rural a cursos técnicos profissionalizantes de alto nível, com o apoio de uma grande indústria de laticínio na região. A escola deverá ser inaugurada até o final de 2022.

Fátima Gavioli destacou também que de 2019 até agora, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 1 bilhão na educação pública estadual, fora os recursos que são destinados à folha de pagamento. “Depois de um ano e meio de pandemia, as crianças e jovens que estudam na rede pública estadual estão chegando às nossas escolas e encontrando ambientes mais bonitos, limpos, acolhedores e seguros”, acrescentou.

Conclusão de obras

A secretária lembrou ainda os investimentos que estão sendo feitos para concluir as muitas obras que a atual gestão encontrou inacabadas na área da educação. “Nós temos escolas que estão há mais de 14 anos paralisadas e o compromisso do governador é entregar essas escolas para a comunidade”, frisou.

Um dos exemplos, segundo ela, é o Colégio Estadual Dom Abel, em Jataí. De acordo com Fátima Gavioli, existe a previsão de realizar a licitação no mês de setembro e a assinatura da ordem de serviço até o mês de outubro. A unidade escolar deverá ser concluída até o final de maio de 2022.

Por fim, a secretária pediu o compromisso dos pais e/ou responsáveis para que se dirijam às instituições de ensino onde seus filhos estudam para receber os uniformes, os pares de tênis e o kit de material escolar que estão sendo entregues pelo governo estadual. “Se vocês querem um futuro melhor para seus filhos, acompanhem de perto a vida escolar deles, pois só a educação é capaz de mudar e transformar sua realidade”.

Prestigiando o evento, o secretário estadual de Agricultura, Tiago Freitas de Mendonça, fez questão de ressaltar que o Governo de Goiás tem dado todas as condições para que aprendam de forma significativa e avancem em seus estudos. Para ele, o governador Ronaldo Caiado tem olhado não só pela educação, mas também para todos os outros setores essenciais para o desenvolvimento do Estado.

Presenças

A cerimônia de entrega dos chromebooks contou com as presenças do deputado federal José Mário Schreiner; vice-prefeito de Jataí, Geneilton Filho de Assis, representando o prefeito Humberto Machado; presidente da Câmara Municipal da cidade, Marina Silveira; presidente da Goinfra, Pedro Sales; e das coordenadoras regionais de Educação de Jataí, Regina Efigênia Rodrigues, e de Mineiros, Tamara Trentin.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)