Educação: Investimentos fazem de Goiás o 1º lugar na Educação pública do País
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Quando o Ministério da Educação (MEC) divulgou, em setembro de 2018, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, Goiás ganhou destaque nacional. O índice alcançado fez do Estado o líder no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II na Educação pública estadual de todo o País. No Ensino Fundamental I, ficou na 2ª colocação. É o reconhecimento do empenho e da dedicação de professores e estudantes, além de resultado direto dos investimentos feitos na rede ao longo das últimas duas décadas.
Com uma visão clara da importância da Educação para o desenvolvimento social e econômico do Estado, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), promoveu ações e projetos que garantiram o grande salto educacional da Educação pública, democratizando oportunidades e permitindo a crianças e jovens o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.
Assim, Goiás se tornou o Estado em que o ensino público avança continuamente, atingindo e ultrapassando as metas estabelecidas pelo MEC. Reconhecimento enfatizado pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a divulgação do Ideb.
Evolução histórica
Essa trajetória vitoriosa começou em 1999, na primeira gestão do então governador Marconi Perillo e da então secretária de Educação, Raquel Teixeira, quando foram estabelecidas e cumpridas diversas metas essenciais para a transformação da rede estadual de Educação.
A Licenciatura Plena Parcelada, parceria entre a Seduce e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi um marco para a formação docente de Goiás. Em 1998, o corpo docente do ensino fundamental da primeira à quarta série era formado por 127 profissionais com curso superior. A maioria tinha ensino médio completo ou incompleto e ainda tinha um contingente com fundamental incompleto. A iniciativa garantiu que 100% dos professores da rede estadual de Educação tenham curso superior.
O incentivo à qualificação profissional veio acompanhado da valorização dos professores, com a melhoria salarial progressiva, e de mais autonomia para as escolas. Em 1999, foi instituída a gestão democrática. Desde então, o Estado estabelece uma série de critérios para garantir que as unidades escolares sejam geridas por diretores eficientes, sem que haja interferência política no processo de escolha.
Para dinamizar o processo e garantir sua aplicação de forma correta, o governo passou a enviar o dinheiro da merenda escolar e das reformas nas unidades diretamente para a conta dos conselhos escolares. Com isso, a administração estadual coibiu qualquer tentativa de desvio de verba.
Para as famílias, um grande avanço foi o fim das longas filas que os pais enfrentavam para matricular seus filhos. Realidade que mudou completamente graças à informatização do sistema de matrícula.
Além destas ações, uma série de transformações pedagógicos foram promovidas, contribuindo diretamente com os resultados apresentados pelo MEC entre 2013 e 2017.
Uma das ações instituídas foi a Avaliação Dirigida Amostral (ADA), em 2015. Ela detecta o nível de proficiência dos alunos nas disciplinas de Matemática, Português e Ciências da Natureza e dá subsídios para redirecionar o planejamento de ações, evitando defasagem no aprendizado.
A Seduce preocupou-se em oferecer novas ferramentas de ensino. Entre elas, o Aprender + que foi lançado em 2017. Trata-se de um material pedagógico com atividades de Português e Matemática. Gratuito, o conteúdo é complementar, sistematiza o conhecimento dos estudantes e auxilia os docentes. Em 2018 foram distribuídos 1,7 milhão de exemplares para os alunos e professores da rede estadual. Em junho último, o governador José Eliton lançou o Aprender + Total, para beneficiar também, a partir de 2019, as escolas da rede municipal.
Vale lembrar que em 2017 foi lançado o programa Goiás na Frente Educação, que destinou mais de R$ 510 milhões para a rede de ensino. Entre os benefícios anunciados naquela ocasião pelo governador Marconi e pela secretária Raquel estão o reajuste de salário dos professores; a criação do vale-alimentação para todos os servidores; a aquisição de ônibus escolares; a climatização das escolas; a distribuição de conjunto aluno e a construção e reforma de escolas e quadras esportivas.
O Governo de Goiás ainda realizou um concurso público com mais de 900 vagas para as áreas de Matemática, Biologia, Química e Física, além da formação de cadastro reserva.
O Estado também investiu na construção de escolas Padrão Século 21, com estruturas mais modernas e confortáveis. Atualmente, são 45 escolas em funcionamento (21 inauguradas em 2018) e 14 em construção (com investimento médio de R$ 250 milhões), que seguem o modelo de 12 salas de aula, quadra poliesportiva, laboratório de ciências, ambiente para informática, biblioteca, espaço cultural, grêmio estudantil, auditório, administração e sala dos professores. O Padrão Século 21 cumpre funções que vão além do papel de uma unidade de ensino tradicional. Uma escola desse modelo passa a ser um lugar que irradia cultura e aglutina as pessoas. O investimento na estrutura das unidades tem sido contínuo.
São inúmeras as ações voltadas para alcançar a excelência da Educação pública na rede estadual. Confira, em resumo, alguns dos principais investimentos feitos ao longo dos últimos 20 anos em Goiás.
Valorização dos professores e servidores da Educação
O Estado de Goiás tem cumprido rigorosamente o reajuste do Piso Nacional dos Professores que, em 2018, foi estipulado em 6,81%. Mesmo antes do reajuste, os professores da rede estadual goiana já ganhavam salários base acima do piso nacional.
Igualmente, os servidores administrativos foram beneficiados com melhorias salariais ao longo dos anos. Em 2017, o governo de Goiás incrementou a folha da Educação, oferecendo reajustes de 64% para efetivos, de 21% para servidores administrativos e de 34% para professores temporários. Também foram implementados a gratificação de R$ 2 mil aos professores das Escolas de Tempo Integral e o vale alimentação de R$ 500 para todos os servidores.
Infraestrutura escolar
Mais de 268 milhões foram investidos pelo governo de Goiás em obras de construção, reformas e ampliações de escolas somente em 2018. Desse total, aproximadamente R$ 84 milhões foram destinados à construção de 21 escolas Padrão Século 21 e há mais 14 Escolas Padrão Século 21 em processo de construção.
A Seduce busca oferecer melhor infraestrutura para a prática esportiva nas escolas, com investimentos de R$ 11,5 milhões na construção e cobertura de quadras poliesportivas em 89 unidades escolares.
Além dos investimentos em obras e reformas, a Seduce promoveu a estruturação das unidades escolares, com novos equipamentos, móveis e utensílios necessários às melhorias da prática de ensino-aprendizagem e ao convívio dentro do ambiente escolar.
Numa iniciativa pioneira, a Seduce entregou milhares de computadores para uso pedagógico e nas salas dos professores. Foram entregues mais de 6,5 mil equipamentos dentro do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação, promovendo a entrega de mais de 6,5 mil máquinas. Ao final, cada escola terá recebido seis equipamentos.
Para oferecer maior conforto aos estudantes e professores, foram entregues 2.440 aparelhos de ar condicionado e investidos mais de R$ 2,5 milhões em 32 mil conjuntos alunos (cadeira e mesa estudantil). Para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores da área administrativa, as escolas receberam mobiliário de escritório, como os 1.144 armários e escaninhos.
Merenda escolar
A merenda escolar mereceu olhar especial da gestão da Seduce nos últimos anos. Muito se investiu na melhoria das práticas alimentares, dos cardápios e na estrutura oferecida aos estudantes da rede estadual. Em 2018, os investimentos nessa área ultrapassaram os R$ 13 milhões.
Foram adquiridas mais de 7 mil mesas e cadeiras para os refeitórios, em especial para atender os Cepis, que também receberam 34 mil kits merenda, formado por pratos e talheres. Com os kits, a rede pública aposentou as velhas colheres e cumbuquinhas de plástico.
Outra novidade é o incentivo às hortas escolares, com os professores e estudantes cultivando frutas, legumes e temperos. A atividade proporciona integração, contato com a natureza e leva mais alimentos saudáveis para a merenda. Em 2018, a Seduce investiu mais de R$ 460 mil na compra de utensílios e equipamentos para efetivação das hortas.
Educação mais tecnológica e segurança nas escolas
Intensificar o uso da tecnologia em benefício da educação é meta da Secretaria. Além da informatização da matrícula, dentro do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia, foram implantados o Escola Digital e o Palma da Mão. O primeiro é uma plataforma gratuita, chamada de ‘Aprender+Inovação’, que oferece acesso a cerca de 20 mil conteúdos pedagógicos e conta com mais de 13 mil professores cadastrados e 37 mil usuários. O Palma da Mão é um aplicativo que oferece o acesso a informações gerais, como boletim escolar, faltas, quadro de avisos, calendário escolar, recursos digitais, além de compartilhamento de material didático.
Escola Digital e o Palma da Mão:https://site.seduce.go.gov.br/educacao/goias-educacao-inovadora/
Segurança e transporte escolar
O Governo de Goiás fez grandes investimentos para garantir maior segurança à comunidade escolar com a implantação de ações de vigilância, monitoramento eletrônico e seguro patrimonial para as escolas mais vulneráveis do entorno do Distrito Federal e de outros municípios do interior do Estado. Foram investidos em torno de R$ 12 milhões ao ano. Outra ação importante nessa área foi a ampliação da Patrulha Escolar.
Pelo Programa Transporte Escolar, a Seduce oferece transporte aos estudantes com dificuldade de acesso. É o caso de alunos quilombolas e indígenas são transportados com os demais alunos atendidos nos municípios de Aruanã, Cavalcante, Campos Belos e Terezina. Há também convênio firmado com prefeituras para o transporte dos alunos de zonas rurais.
Ferramentas pedagógicas
A Seduce desenvolveu várias ferramentas pedagógicas que auxiliam no aprendizado dos estudantes. Entre os programas estão o Aprender+,
Aprender+ Total, Caravana do Aprender+, Goiás+ Enem, Goiás+ Enem na TV.
https://site.seduce.go.gov.br/educacao/governo-lanca-goias-enem-programa-de-tv-e-entrega-computadores-e-outros-beneficios-as-escolas/
O Aprender+ é um caderno de atividades que auxilia os estudos nas disciplinas de Português e Matemática do Ensino Fundamental I. Já foram distribuídos 1,7 milhão de exemplares do Aprender+ a todas as séries da rede estadual.
O sucesso do caderno na rede pública estadual, que melhora a proficiência dos alunos em até 30%, levou sua ampliação para as redes municipais, com o nome de Aprender+ Total.
A Seduce promoveu a Caravana do Aprender+ que nesse ano atendeu a mais de 250 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio, em 317 escolas de 108 municípios. O foco do programa são as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.
Estudantes na série final do Ensino Médio tiveram atenção especial. Inédito no Brasil, o programa Goiás Enem foi criado em 2015 pela Seduce para reforçar o preparo dos alunos da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio. Desde que foi lançado, o projeto fez tanto sucesso entre os alunos que as vagas precisavam passar por sorteio. Neste ano, , o programa foi ampliado, e passou a se chamar Goiás + Enem. Agora oferece 40 mil vagas em todas as regionais do Estado e tem uma abrangência sete vezes maior que a inicial.
Ampliando o programa para os estudantes de Ensino Médio, em parceria com a nova TBC, a Seduce promoveu o Programa Goiás+Enem na TV, exibido de maio a novembro pela TV, com disponibilização na internet.
Programa Goiás+Enem na TV: https://www.youtube.com/playlist?list=PLH3xKPXiWwdvh7qJX8i1toAwl18K53NZO
Escolas de tempo integral
Graças aos investimentos feitos na Educação, Goiás hoje já oferece aos estudantes 214 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), destes 138 são de Ensino Fundamental, 46 de Ensino Médio e 15 de Ensino Médio e Fundamental. Foram mais de 38 mil estudantes atendidos em Cepis, número que será ampliado em 2019 co a inauguração de novas unidades em Tempo Integral.
Esse modelo tem mostrado que é possível melhorar a qualidade da educação brasileira, uma vez que as escolas em Período Integral realizam trabalhos que vão além da aprendizagem, transformando a realidade social dos estudantes.
Educação Inclusiva
Em 2018, foram acompanhados e monitorados 26.375 estudantes pela equipe multidisciplinar da Seduce, dentro da perspectiva da Educação Inclusiva. São alunos com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades/superdotação e demais necessidades especiais transitórias ou permanentes.
A equipe é formada por 3.473 professores com atuação específica nessa área, 40 mediadores (um em cada Regional), 437 professores de Atendimento Educacional Especializado, 409 intérpretes e 30 profissionais de equipe multidisciplinar. Todos participam de cursos semestrais de capacitação voltados à educação especial. Parte das vagas desses cursos de capacitação é aberta à comunidade em geral.
A Seduce está presente também com a Educação no Campo. É oferecido o Curso de Licenciatura Intercultural, em parceria com UFG e há a promoção de Encontro de Formação de Professores das Escolas do Campo, Quilombolas e Indígenas, com os participantes do Programa Escola da Terra. Tudo isso garante o acompanhamento, orientação e formação dos profissionais que fazem parte da coordenação do Campo, Quilombola e Indígena.
Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte
No Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte mantém 10 grupos musicais, 2 teatrais, 2 de dança e 1 de dança inclusiva formado por formados por professores-artistas da Seduce. Em 2018, foram realizadas 218 apresentações, alcançando um público de quase 53 mil pessoas, entre alunos, professores e a comunidade em geral.
São oferecidos cursos de formação, inclusive no interior do Estado. Em 2018, foram ofertados 19 cursos, com a formação de 422 profissionais.
O Ciranda ainda coordena trabalhos nas escolas, com acompanhamento técnico e pedagógico de 138 bandas escolares do Estado, alcançando mais de 9 mil estudantes. Há a preocupação de integrar essas bandas, com a promoção de “Encontros de Bandas”.
Ao longo do ano, são promovidos vários projetos artísticos nas escolas, como “Talentos de Mãos Dadas” (desenho, pintura, desenho gráfico, canto e coral), concertos didáticos com espetáculos adaptados para circular nas escolas (parceria WebZine/Grupos de Produção do Ciranda da Arte), Semana da Dança, Olimpíada de Humanidades e Feiras de Ciência/Culminância, entre outras ações.
Pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (Ipeartes), o Ciranda promove, junto ao Projeto Alto Paraíso de Goiás: Território do Bem Viver, ações para o desenvolvimento da Cultura de Paz, de respeito aos direitos humanos. São oferecidas aulas de teatro, alimentação saudável, práticas corporais, bioconstrução, turismo educacional, canto coral, entre outras, para 25 turmas diferentes de estudantes da região, com mais de 680 encontros realizados, alcançando 120 famílias.
Premiação de alunos e professores
Escolas, professores e alunos da rede estadual são constantemente premiados em concursos estaduais, regionais e nacionais, promovidos tanto por instituições públicas e particulares.
Em março deste ano, duas escolas da rede estadual foram premiadas pelo Ministério Público de Goiás no concurso “Paz na Escola, eu Curto”. Com o projeto “Sementes de Paz”, o Cepi Dom Abel, da cidade de Goiás, conquistou o primeiro lugar no concurso e ganhou como prêmio 17 computadores para o laboratório de informática. Outro destaque foi a Escola Estadual Joaquim Vieira do Vale, que funciona dentro da unidade prisional de Ceres. Como prêmio, a unidade recebeu 20 novos computadores.
Em setembro, o Colégio Estadual Manoel Costa Lima, de Portelândia, e o Colégio Estadual Dom Veloso, de Itumbiara, ficaram entre os cinco finalistas da região Centro-Oeste no prêmio “Respostas para o Amanhã”, promovido pela Samsung. Mais de mil projetos foram inscritos.
Quatro professores da rede estadual de ensino foram destaques na etapa Estadual do Prêmio Professores do Brasil 2018. Johnny Nunes da Cunha e Maria de Fátima Farias, do C. E. Professor Pedro Gomes, em Goiânia; Paula Rosa de Sousa Prado, do C. E. Oseas Borges Guimarães, em Goiatuba; e Elen Soares do Carmo Gonçalves, do C. E. Dom Veloso, em Itumbiara.
Em março, 18 alunos da rede pública estadual foram premiados na 13ª edição do concurso Goiás na Ponta do Lápis, do jornal Tribuna do Planalto.
Em maio, as alunas Tayná Macedo Ramalho e Beatriz Vieira Fernandes, do Cepi Joaquim Edson de Camargo, em Goiânia, foram selecionadas na etapa estadual do 47º Concurso Internacional de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e pelos Correios.
Em setembro, oito estudantes conquistaram espaço na seleção final do programa Jovens Embaixadores 2019. Três são do Colégio Estadual Jalles Machado (Goianésia) e os demais do C. E. Padre Fernando Gomes de Melo (Anápolis), C. E. Valparaíso (Valparaíso), CEPMG Hugo de Carvalho Ramos (Goiânia), Centro Integrado de Educação Modelo (Planaltina) e do CEPMG José Carrilho. O programa é promovido pela embaixada dos Estados Unidos e seleciona alunos para um intercâmbio cultural no país.
Jogos Estudantis
Os Jogos Estudantis são realizados pela Seduce, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, e contribuem para a formação plena do estudante. Em 2018, mais de 40 mil alunos/atletas das escolas estaduais participaram do evento
Os Jogos incluem 13 modalidades esportivas, distribuídas entre disputas coletivas e individuais. As coletivas são basquete, futsal, handebol e voleibol. As individuais são atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
Os alunos/atletas vencedores na Etapa Estadual são os representantes de Goiás nos Jogos Escolares da Juventude, maior competição esportiva estudantil do país. Este ano os Jogos foram disputados por mais de 5 mil alunos/atletas.
-Veja o Canal do Youtube da Seduce: https://www.youtube.com/channel/UC8Cs9PdF43zq0cF0tmz7ZNQ
Comunicação Setorial da Seduce
Goiânia, 20 de dezembro de 2018