Seduce entrega 99 veículos do transporte escolar

Centenas de estudantes, especialmente moradores de áreas rurais, vão contar com mais segurança e conforto nas viagens até as escolas das redes municipais de 94 cidades goianas. Nesta sexta-feira, 14/11, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), fez a entrega de 99 micro-ônibus com 26 lugares e, na próxima semana, serão entregues mais 52 ônibus, com 44 assentos. No total, foram investidos mais de R$ 30 milhões na aquisição dos 151 veículos.

Também estão programadas novas entregas ainda no primeiro semestre de 2019, com repasse de mais 216 veículos às prefeituras a partir da aplicação de outros R$ 40 milhões no transporte escolar. A autorização já está concedida e a Seduce trabalha na efetivação dos contratos. Os benefícios têm sido entregues desde 2016. Nos primeiros dois anos, os recursos eram provenientes do Tesouro estadual. Já desde 2017, o Estado tem contado com verbas do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Até 2020, a expectativa é fazer a entrega de 700 veículos para as prefeituras goianas.

Os veículos são equipados com ar-condicionado, cinto de segurança de três pontos, câmera de ré e disponibilizam duas vagas acessíveis, com elevador para facilitar o acesso de cadeirantes ou alunos com mobilidade reduzida.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Flávio Peixoto, destacou a responsabilidade dos poderes federal, estadual e municipais de garantirem o acesso à Educação, um direito estabelecido na Constitucional Federal. “O transporte escolar é fundamental nesse processo de acesso. As prefeituras percorrem em torno de 10 mil quilômetros diários para oferecer esse acesso dos alunos às escolas, isso mostra a magnitude do nosso trabalho”, destacou.

Flávio Peixoto lembrou que o benefício do transporte escolar chega hoje a mais de 63 mil estudantes. Além de oportunizar a chegada à escola, o secretário ressaltou que é oferecida uma educação de qualidade em todo o Estado. “Graças ao trabalho de Marconi Perillo e do governador José Eliton, temos a oportunidade de dar acesso à melhor rede pública do Brasil. Isso me deixa extremamente satisfeito. Não é só o acesso. É acesso à qualidade de ensino.”

O secretário fez referência ao destaque que Goiás ganhou com a divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. A nota alcançada fez do Estado o líder no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II, além de segundo lugar no Ensino Fundamental I, dentre toda a Educação pública o País.

Em ato simbólico, o governador José Eliton e o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Flávio Peixoto, fizeram a entrega das chaves ao prefeito José Antônio, de Itumbiara, que representou os demais gestores municipais. “Entregamos agora importante equipamento para a área da Educação e agradeço a cada um dos senhores. Construí com serenidade e equilíbrio, uma relação sempre respeitosa com todos, um governo de diálogo com a sociedade. Saio com a tranquilidade de saber que governar é dialogar, respeitar e ouvir”, disse José Eliton.

O prefeito José Antônio reconheceu o empenho do Governo do Estado. “Sabemos, como gestores, a luta que o senhor passou e tem passado diante de adversidades econômicas e financeiras. Celebramos hoje um momento importante para a Educação, que é estabelecida por vários pilares, desde a valorização dos profissionais da Educação, passando pelas estruturas físicas, que nós temos, e também pela área de transporte”, observou.

José Antônio estimou que as prefeituras terão uma economia média de R$ 200 mil com a entrega dos novos veículos. “Isso faz uma diferença considerável nos nossos cofres”, contabilizou. Prefeito de São Simão, Wilber Floriano Ferreira reforçou que os ônibus vão ajudar no dia a dia do transporte escolar. “Nossa frota é antiga, requer muita manutenção.”

Participaram da cerimônia de entrega, realizada na entrada do Centro Cultural Oscar Niemeyer, dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Educação, deputados federais e estaduais, além de representantes dos senadores por Goiás.

Goiânia, 14 de dezembro de 2018

Comunicação Setorial da Seduce

[gallery link="file" ids="17551,17552,17553,17554,17555,17556,17557,17558,17559,17560,17561,17562,17563"]