Tempo Integral: Alunos fazem seminário sobre identidades brasileiras
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Os estudantes do Centro de Ensino de Período Integral (Cepi) Novo Horizonte fizeram bonito durante o I Seminário Integrado Identidades Brasileiras. Pais, professores, servidores e alunos de outras escolas que visitaram o Cepi nesta sexta-feira, 30/11, aprenderam um pouco mais sobre o processo social, cultural e histórico da construção da nossa identidade nacional.
Ao longo da quadra de esportes, várias barracas foram montadas. A cada parada, uma história. A partir de projetos trabalhados de forma interdisciplinar, os alunos prepararam banners explicativos, com referências às fontes de pesquisas, fotografias e gráficos. Para tornar as explicações mais divertidas e práticas, fizeram maquetes coloridas e bem esquematizadas, desenhos e trouxeram objetos. Tudo servindo como base para as “aulas” dadas pelas turmas reunidas em grupos temáticos.
Estudantes da 3ª série trouxeram a história do rádio e da TV. Traçaram sua trajetória desde o surgimento dos primeiros aparelhos até o desenvolvimento da tecnologia atual. Passaram pela forma de inserção desses veículos nas casas brasileiras e mostraram como as radionovelas, as telenovelas e os veículos de imprensa influenciam a cultura, a política e a sociedade.
As turmas da 1ª série tiraram da literatura o seu tema. A partir da leitura do clássico ‘O Cortiço’, de Aluísio Azevedo, os alunos falaram da formação dos cortiços, dos costumes da época, da diferença social e apresentaram a formação das favelas. Aproveitaram para correlacionar a falta de saneamento básico e as moradias precárias com o surgimento e a proliferação de doenças como a febre amarela.
Estudante da 1ª série, Samuel Santos estava entusiasmado em compartilhar o que aprendeu. “Falamos da construção da cidade, do surgimento dos cortiços, vilarejos, doenças, desde o século XX até hoje. É legal ver, aprender e repassar esse conhecimento”, comentou.
Depois de assistir com atenção a apresentação de Samuel, Walter Vaz, que trabalha na Escola e estava acompanhando os trabalhos, garantiu que gostou do que viu e ouviu sobre os cortiços e as favelas. “É muito interessante eles explicaram o que aconteceu. O jovem tem que aprender e ensinar”, avaliou.
A produção de energia ficou com as turmas de 2ª série. Hidrelétricas, energias solar, eólica e nuclear foram explicadas uma a uma. Desde a forma de produção, sua disseminação no país e os pontos positivos e negativos de cada escolha.
Os estudantes também apresentaram trabalhos sobre o acidente radioativo Césio-137, mostraram as atividades desenvolvidas pelos Alunos de Ensino Especial (AEE) e fizeram apresentações culturais. Na avaliação do coordenador pedagógico do Cepi, Danilo Oliveira, os trabalhos foram muito bem apresentados, os alunos estavam bastante motivados e, por ser o primeiro seminário, o resultado foi excelente. Há coisas pontuais para melhorar daqui para frente, segundo ele, que já pretende ampliar o projeto e realizar duas edições no próximo ano.
O I Seminário Integrado Identidades Brasileiras do Cepi Novo Horizonte faz parte dos projetos de culminância dos Centros de Ensino Integral da rede estadual. Culminância é a apresentação final dos trabalhados interdisciplinares desenvolvidos ao longo do semestre. O Cepi NH é dirigido pelo professor Dercy Júnior.
Goiânia, 30 de novembro de 2018
Comunicação Setorial da Seduce
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