Documento Curricular da BNCC é entregue ao Conselho Estadual da Educação

Propostas de Goiás para a Educação Infantil e Ensino Fundamental passarão agora pela análise e aprovação da entidade

O Conselho Estadual de Educação (CEE) recebeu nesta sexta-feira, 19/10, o Documento Curricular da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para análise. O Documento reúne as contribuições de Goiás que, após a aprovação do CEE, serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para elaboração da proposta final da Base Nacional Comum Curricular, que deverá ser adotada em todas as escolas do país a partir de 2020.

Marcos Elias Moreira, presidente do CEE, destacou que o Documento representa a síntese de um trabalho realizado com muita dedicação e compromisso pela Equipe de Currículo da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), coordenada pela professora Abadia de Lourdes da Cunha.

O próximo passo, segundo ele, será a realização de duas audiências públicas para discutir as propostas apresentadas. “Temos sob a nossa responsabilidade, a partir de agora, um Documento que reúne sugestões de várias partes do Estado e que foi amplamente discutido na comunidade educacional e por todos aqueles que se preocupam com o futuro da educação brasileira”.

Abadia de Lourdes da Cunha destacou o grande envolvimento dos profissionais da Educação nas discussões da BNCC, que tiveram início em fevereiro do ano passado quando foram formadas a Equipe do Currículo, a Comissão Estadual e as 40 Comissões Regionais. “A entrega deste Documento ao CEE consagra o trabalho de uma equipe comprometida em responder aos anseios e necessidades dos estudantes”.

Goiás na liderança

O secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Flávio Peixoto, frisou que Goiás foi o Estado brasileiro que mais enviou contribuições à BNCC. Somente pela consulta pública realizada por meio da plataforma virtual do MEC foram mais de 5o0 mil sugestões. “Me sinto muito orgulhoso em poder participar, como secretário de Educação, deste momento histórico e tão democrático e também por ter a oportunidade de ver tantas pessoas comprometidas em repensar e discutir melhorias para a educação brasileira”.

A cerimônia foi realizada na sede do CEE e contou também com as presenças do superintendente executivo de Educação da Seduce, Marcelo Oliveira; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Goiás), Marcelo Ferreira da Costa; ex-secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, entre outras personalidades ligadas ao setor educacional em Goiás.

Etapas

O Documento Curricular da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental começou a ser discutido em Goiás há nove meses pela Equipe Estadual de Currículo, integrada por representantes da Seduce, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Undime.

As discussões foram realizadas em todo o Estado p0r meio de 40 Comissões Regionais de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Paralelamente a esses encontros, alunos e professores se reuniram nas escolas para discutirem suas propostas.

Pela programação estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), no próximo ano será realizada a formação de professores e gestores, além da elaboração de material didático.

[gallery link="file" ids="16597,16598,16599,16600,16601"]