Seduce lança Projeto Serra da Mesa em Niquelândia

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência de Ensino Médio (Supem), realiza o lançamento do Projeto Serra da Mesa, nesta terça-feira, 18/9, às 10h30, no auditório da Câmara de Vereadores, em Niquelândia, Goiás. A proposta é promover o Redesenho Curricular para a comunidade escolar da Região do Lago de Serra da Mesa.

O projeto irá contribuir para o processo de inovação dos currículos do Ensino Médio, por meio do campo de integração curricular de iniciação científica e pesquisa, tendo como estratégias de ação as premissas da educação ambiental e os desafios do desenvolvimento sustentável.

Elaborado pela equipe do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), da Supem, o projeto conta com a parceira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – Superintendência de Goiás, da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe) e da equipe gestora da rede pública estadual de ensino de Goiás. Neste primeiro momento, serão promovidos cursos de formação para coordenadores regionais, gestores, tutores e professores.

Os cursos têm duração de um dia e serão realizados em 12 escolas das cidades de Minaçu, Niquelândia e Uruaçu, com a participação de educadores também dos municípios vizinhos de Colinas do Sul e Campinaçu e Campinorte. A estimativa é promover a formação de 180 profissionais, que devem realizar, juntos, o diagnóstico nas escolas, desenvolver os conteúdos didáticos e construir o plano de ação.

A ideia é que as unidades escolares estejam preparadas para disseminar os conteúdos do Projeto Serra da Mesa nas salas de aulas a partir do início do ano letivo de 2019. Com isso, serão alcançados 4 mil alunos da rede estadual de Goiás para que os próprios estudantes possam contribuir para fortalecer a conscientização da população sobre a importância do Lago de Serra da Mesa para o desenvolvimento sustentável da região.