Pirenópolis sedia a 4° edição do Festival de Documentário Brasileiro

A iniciativa é contemplada pela Lei Goyazes e pelo Fundo de Arte e Cultura

A cidade de Pirenópolis sedia dos dias 04 a 09/9 a 4° edição do Festival de Documentário Brasileiro, conhecido como PiriDoc, que traz mostras competitivas e especiais de curtas e longas-metragens que serão exibidos no Cine Pirineus, com entrada gratuita.

A abertura do evento será no dia 04/9, às 20 horas, no Cine Pireneus, com a exibição do longa Carmen Miranda: Bananas is my Business (1994), da cineasta Helena Solberg, homenageada deste ano.

A iniciativa é contemplada pela Lei Goyazes e pelo Fundo de Arte e Cultura, mecanismos da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). A curadoria é de Fabiana Assis, que também é diretora geral do evento. Em sua 4ª edição, o PiriDoc conta com 560 documentários inscritos de 24 estados mais o Distrito Federal.

Toda a programação do festival será no Cine Pireneus. Serão  selecionados 26 documentários em três mostras competitivas – Nacional de curtas e longas-metragens e regional, com prêmios de Júri Oficial, Júri Jovem, Júri Popular e uma premiação de 4 mil reais feita pelo Sesc Tv para a obra vencedora do canal.

Novidades da 4º edição

Pela primeira, vez o PiriDoc exibirá uma sessão acessível aos portadores de deficiência visual e auditiva, com tradução em libras, audiodescrição e legenda descritiva, que visa a inclusão de todos no cinema documentário brasileiro.

Dentre as novidades deste ano está o Programa Primeiro Corte, que consiste em um laboratório para realizadores de documentário em fase de pós-produção, que vão ter tutoria, uma consultoria de mercado que visa guiar os cineastas pelas perspectivas da venda de documentários no Brasil, com a proposta de ampliar as possibilidades de difusão do material.

Além disso, o programa ainda vai receber o documentarista e mestre em Cinema Marcelo Pedroso, que será o tutor deste ano, e, para a consultoria de mercado, Renée Castelo Branco, responsável pelos documentários da Globo News. Ainda, para contribuir com a formação e o debate sobre a produção cinematográfica, será ministrado um curso gratuito de Cinema Documentário e Experimental com o cineasta Luís Henrique Leal.

Cineasta Homenageada: Helena Solberg – O Cinema Feminista em pauta

A homenageada desta edição do PiriDoc é Helena Solberg a única mulher integrante do Cinema Novo no Brasil. Feminista, ela tem 80 anos de idade, 50 anos de carreira e é participante de movimentos pelos direitos das mulheres desde a década de 60. Para homenagear a convidada, haverá a“Mostra Retrospectiva Helena Solberg”, com produções raramente exibidas ao público brasileiro. Após cada sessão, haverá um debate com Helena.

Serviço:

4ª edição PirenópolisDoc (PiriDoc)

Data: 04 a 09/9

Local: Pirenópolis, Goiás