Compromisso de Goiás é assinado na antiga Vila Boa

O secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Flávio Peixoto, representou o governador José Eliton na tarde dessa quarta-feria, 15/08, no encerramento do Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil. Realizado no Cineteatro São Joaquim, o evento começou na última segunda-feira, 13/08, e apresentou práticas em preservação de centros históricos no Brasil e no mundo.

Na solenidade de encerramento, foi assinado o Compromisso de Goiás, acordo pela requalificação urbana de cidades históricas. O documento visa instituir o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural, com a participação do Iphan, ministérios da Cultura, Turismo, Cidades, Meio Ambiente, governo de Goiás e prefeituras de sítios Patrimônio Mundial.

No ato da assinatura, estiveram presentes, além de Flávio Peixoto, a presidente do Iphan, Kátia Borgea, os ministros da Cultura, Sérgio Sá Leitão; Turismo, Vinicius Lummertz; Meio Ambiente, Edson Duarte; representantes das prefeituras de 14 sítios Patrimônio Mundial brasileiros e a secretária Nacional de Habitação, Maria do Socorro Gadelha.

A íntegra do Compromisso de Goiás está disponível no link.