Gestor da Funarte se reúne com servidores da Filarmônica de Goiás

Detalhes

Em pauta, o desenvolvimento de políticas culturais que brindem a população

 

Nesta quarta feira, 18/7, o diretor do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Marcos Souza, esteve no Centro Cultural Oscar Niemeyer para se reunir com servidores da Orquestra Filarmônica de Goiás. O encontro teve como pauta principal o desenvolvimento de políticas públicas para democratização da música sinfônica e ampliação do acesso da população às artes.

Marcos Souza, que está em Goiânia para participar do Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, ressaltou que  a iniciativa pública deve realizar ações que visem abraçar a sociedade, fornecendo aos cidadãos políticas culturais das quais eles realmente sintam-se parte.  Ele ressalta que as orquestras são mecanismos capazes de cumprir essa função.

“A Orquestra tem que levar música para a sociedade de modo geral, mas deve utilizar a música como instrumento de cidadania. A música ajuda na cognição, ajuda a compreender matemática, história, você entende muita coisa através da música.  A Orquestra pode ser uma facilitadora através de seus músicos que são grandes professores. Ela tem um trabalho duplo, não só de mostrar a música de concerto brasileira e universal, aproximando a sociedade, mas também mostrando com a música pode ser importante na vida das pessoas. “

O gestor, que possui vasta experiência no universo orquestral por ter trabalhado na Filarmônica de Minas Gerais, elogia a Filarmônica Goiana. “ Sempre escutei muito sobre a Orquestra Filarmônica de Goiás. Uma orquestra de excelência, que trabalha com repertório brasileiro, o que é muito importante. Um grupo que está no seu caminho para conquistar a sociedade “

Os Concertos Didáticos da Filarmônica também foram destacados na reunião como exemplos de democratização do conhecimento musical e de formação de novos espectadores. Por ano, a Orquestra recebe nestas apresentações cerca de 2.000 crianças da rede pública e privada de educação. Outro destaque citado foram os concertos que a Filarmônica realiza nos parques, a exemplo do que ocorre neste domingo, 22, às 17 horas, no Parque Marcos Veiga Jardim (atrás do autódromo), com entrada gratuita.

Além da Chefe do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Guaraciaba Rosa, participaram do encontro também integrantes da equipe da Orquestra, composta pelo maestro Marshal Gaioso, os produtores Jason Elias e Thiago Ricco, o gerente de orquestra, Janio Matias, e assessora de comunicação, Juliana Junqueira.

Foto: Rafaella Pessoa