Projeto Café Com Pedro começa nesta quarta-feira, no Museu Pedro Ludovico
- Detalhes
Jornalista Hélio Rocha e a documentarista Maria Teresinha Campos são os convidados da Roda de Conversa
O Museu Pedro Ludovico Teixeira lança nesta quarta-feira, 18/7, a primeira edição do projeto Café Com Pedro, com uma roda de conversa trazendo como convidados o jornalista e escritor Hélio Rocha, e a doutora em documentação Maria Teresinha Campos. O evento tem entrada gratuita e começa às 17 horas, nos jardins do museu.
O Projeto Café Com Pedro é uma Ação Educativa da superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA), da Seduce, que irá reunir doutores em documentação, história e patrimônio para contar a história de Goiás, de Pedro Ludovico e de Goiânia. De acordo com a superintendente de Patrimônio, Maria Abadia Silva, uma das ações do projeto é publicar os encontros e distribuir esse material para as escolas. “A ideia é promover uma educação patrimonial, e também, divulgarmos as atividades que os museus realizam”, enfatizou Maria Abadia. O projeto terá programação uma vez por mês, sempre às quartas-feiras. O objetivo da iniciativa, segundo o diretor da unidade, Pedro Henrique Campos de Santana, é oferecer uma opção a mais de entretenimento, e também, atrair uma quantidade maior de público para o museu.
Para a edição de agosto do Café Com Pedro, já está agendada a palestra Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade, com o historiador Nasr Chaul.
Hélio Rocha estudou Ciências Sociais e Letras na Universidade Federal de Goiás (UFG). Começou sua carreira jornalística aos 19 anos, com passagens por vários veículos de comunicação em Goiás. Também foi correspondente da revista Veja, do jornal O Globo e da agência de notícias americana Associated Press. Hélio é autor de várias publicações, sendo a mais recente, Tu és Pedro, uma biografia de Pedro Ludovico Teixeira.
Maria Terezinha Campos de Santana é doutora em documentação pela Universidade de Salamanca (ES), especialista em Arquivologia, Museologia, Arqueologia e Antropologia, e uma das primeiras profissionais a atuar na implantação de espaços de memória, dentre eles, o Museu Pedro Ludovico Teixeira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular e fontes históricas, Arquivologia, Museologia e Turismo. É consultora na área de arquivos e museus, e possui artigos publicados em revistas e livros.
O Museu Pedro Ludovico é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), e funciona de terça-feira à domingo, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. Escolas e grupos maiores podem agendar visita pelo telefone: (62) 3201 4678.
Goiânia, 17 de julho de 2018
Comunicação Setorial da Seduce