Presidente da Funarte, Stepan Nercessian, vem a Goiânia nesta quinta-feira,19/7

- O ator, que é goiano, concederá entrevista coletiva às 11 horas, na Vila Cultural Cora Coralina

- Stepan Nercessian também prestigiará as oficinas de capacitação da Fundação que percorrerão sete cidades e começam pela capital goiana

Goiânia recebe, de 17 a 20/7, o Programa de Capacitação da Funarte. Estão sendo oferecidas sete oficinas e dois seminários para os profissionais das artes goianos. O presidente da Funarte, Stepan Nercessian, ator goiano, vem à sua terra para prestigiar este projeto que contemplará 400 goianos, entre mais de 800 inscritos. Nercessian concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira, 19/7, às 11 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, que será acompanhada de diretores da Funarte e também, do superintendente de Ação Cultural da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Nasr Chaul.

Todas as oficinas têm quatro dias de duração, sendo cinco horas de curso por dia. Na área das artes cênicas serão oferecidas as oficinas O corpo em Cena, com Marluce Medeiros, Direção teatral – noções básicas, com Antônio Gilberto e Aprimoramento vocal, com Jane Celeste Guberfain. Também aos trabalhadores das artes cênicas serão oferecidas as oficinas de Iluminação Cência, com Jorge de Carvalho e Produção e Administração Teatral, com Cacau Gondomar.

Aos profissionais da música serão oferecidas as oficinas de Gestão Cultural, com Ana Luísa Lima, História da Música Brasileira, com Luís Pimentel e Trilha sonora, com Mauricio Domene. Por fim, para os trabalhadores das artes visuais, haverá oficinas de Pensamento Escultórico, com Marcone Moreira, Arquiteturas Poéticas: autoconstrução, desconstrução e pizza, com Daniel Murgel e Oficina de Conservação de Fotografias, com Patricia de Filippi.

Além disso, nas noites de quarta e quinta-feira serão oferecidos dois seminários. No dia 18, o seminário será sobre Arte e Educação, com Lilian Amaral, doutora e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Universidade Complutense de Madrid e Alan Maia Silva, professor, graduado em Publicidade e Propaganda, mestre em Serviço Social pela PUC-Rio, e especializado em Nonprofit Management pela Harvard Business School. No dia 19, o seminário terá como tema História da Arte e História da Música, e será apresentado por Maria Helena Bernardes, artista visual e professora de História e Teoria da arte e Luís Pimentel, Jornalista, escritor e pesquisador da música brasileira.

Os cursos têm 20 horas de duração, cada, e serão ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Além da capital goiana, outras seis cidades brasileiras serão contempladas pelo programa. Depois de Goiânia, o programa chega à Londrina (PR), Campina Grande (PB), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é de que três mil pessoas sejam capacitadas, ao total. O objetivo é valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para os participantes, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

A iniciativa em Goiânia tem apoio do governo de Goiás e Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio de sua superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA).

Sobre a Funarte

A Fundação Nacional de Artes — Funarte é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.

Sobre o presidente

Stepan Nercessian iniciou a carreira artística no final da década de 1960. Escolhido através de teste, estreou como ator no filme Marcelo Zona Sul. Não se dedica apenas ao cinema, estendendo sua carreira ao teatro e à televisão. Trabalha na Rede Globo desde 1971.

Stepan Nercessian é ex-presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro (SATED) e da Fundação Astrojildo Pereira. Desde os onze anos de idade passou a se interessar por política. Em 2004 elegeu-se vereador na cidade do Rio de Janeiro, sendo reeleito em 2008. Nas eleições de 2010, conquistou um mandato de deputado federal representando o estado do Rio de Janeiro. Ligado ao mundo do samba, é "Presidente de Honra" da Escola de Samba Difícil é o Nome. Em 2014, estreou Chacrinha – o Musical. Em dezembro de 2016, foi nomeado presidente da Funarte – Fundação Nacional de Artes, permanecendo neste cargo desde então. Em 2017, Nercessian recebeu o Prêmio Jaburu, a mais alta honraria concedida a personalidades goianas da área da cultura.

Serviço:

Presidente da Funarte, Stepan Nercessian, em Goiânia - Projeto de Capacitação da Fundação

Data: Quinta-feira, 19/10

Local: Vila Cultural Cora Coralina