Aprender + Total: Governo de Goiás lança ato de cooperação com municípios em prol da Educação

- Sucesso na rede estadual, material pedagógico criado pela Seduce será ampliado para rede municipal em 2019 a custo zero;

- Lançamento do programa já contou com adesão de 149 municípios;

- Caderno de atividades reforça os estudos de Língua Portuguesa e Matemática

Com auditório da Unialfa lotado de educadores e gestores municipais, o Governo de Goiás lançou na tarde desta quinta-feira (28/6) um ato de cooperação em prol do desenvolvimento da Educação na rede pública. O material pedagógico complementar Aprender +, que já alcança toda a rede estadual de ensino, está passando por ampliação e a partir do ano que vem abrangerá os alunos e professores das escolas municipais.

A novidade, que passa a se chamar Aprender + Total, foi apresentada pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte Marcos das Neves, que representou o governador José Eliton. Participaram do evento prefeitos e secretários municipais de Educação, além de servidores da Seduce diretamente envolvidos na elaboração e aplicação do Aprender + nas escolas.

Estado parceiro

Durante o evento foram assinados 149 termos de intenção. Significa dizer que de imediato, mais de 60% dos municípios manifestaram interesse em receber o material para aplicar em sala de aula. Esse contato com os municípios continuará sendo realizado pela Seduce, a fim de que a partir de 2019 todos possam ter acesso ao material pedagógico a custo zero.

O Aprender + Total é um caderno de atividades que auxilia os estudos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Desde o ano passado, professores e alunos da rede estadual o recebem gratuitamente. Inicialmente o programa contemplava três séries dos ensinos Fundamental e Médio. Devido ao sucesso e qualidade do conteúdo, este ano o Aprender + passou a contemplar todas as séries e, no ano que vem, atenderá os primeiros anos da Educação Básica, que são de responsabilidade dos municípios.

A intenção de ampliar o programa para beneficiar os alunos do Ensino Fundamental I, segundo o titular da Seduce, partiu de um princípio defendido pela ex-secretária Raquel Teixeira de que “não existe aluno do município e não existe aluno do Estado. Existe aluno”. “O Aprender + vem para melhorar a dinâmica em sala de aula. Ele oferece 30% a mais de rapidez e agilidade na busca pelo conhecimento”, avalia o secretário. Os últimos números do Sistema de Avaliação Educacional de Goiás (Saego) apontaram resultados positivos na utilização do material.

Goiás em posição de destaque

Durante sua fala, Marcos das Neves apresentou números comprovando que Goiás ocupa posição de destaque nacional quando o assunto é Educação. Também falou um pouco sobre os programas desenvolvidos ao longo dos últimos três anos, como a Avaliação Dirigida Amostral (ADA), que avalia o desempenho do aluno e indica o que precisa ser reforçado. “Não existe curto e médio prazo na Educação. Ela melhora de geração a geração. Temos de começar um trabalho agora para que nossos alunos consigam melhor qualidade de vida daqui cinco anos”, exemplificou.

Representando o ex-governador Marconi Perillo, Raquel Teixeira chamou o lançamento do Aprender + Total de um ato inovador. De acordo com ela, desde 1988 a Constituição Federal fala sobre regime de colaboração entre Estado e municípios no âmbito educacional, mas nunca foi regulamentado. “Esse ato de hoje coloca em prática um regime de colaboração em Goiás. Estamos falando de desenvolvimento de gente. Há uma equipe pedagógica na Seduce que, além do conhecimento técnico na produção do conteúdo, aplicou amor. Por isso 100% dos professores aderiram ao Aprender +”, celebrou.

Municípios aprovam iniciativa

Antes mesmo de lançar o Aprender + Total, alguns municípios já manifestaram interesse no material pedagógico. É o caso, por exemplo, de Novo Gama. Desde o ano passado a secretária de Educação, Maria da Guia Nóbrega, solicitou à Seduce o compartilhamento do conteúdo para ser aplicado no 5º ano do Ensino Fundamental da sua rede municipal. “É um material rico em termos de conteúdo. Recebemos o Aprender + em arquivo digital e realizamos a impressão para distribuir por nossas escolas”, disse a secretária de Novo Gama.

Ainda segundo Maria da Guia, a notícia de que o Aprender + Total também vai contemplar, a partir do ano que vem, os primeiros anos do Ensino Fundamental, foi recebida com muita alegria. “Com certeza vamos aderir. Ano passado utilizamos o caderno no nosso Programa de Intensificação Pedagógica (PIP), e já estamos realizando estudos para adequar nosso currículo e incluir o material no ano que vem”, disse. A diferença agora é que, além de contemplar mais séries, o município vai receber o material impresso. Cerca de 11 mil alunos serão beneficiados.

Já o prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, afirmou que os municípios estão felizes com o evento. “O Aprender + vai ajudar as escolas da rede pública a terem melhores resultados. Ficamos muito felizes com o compromisso que o Governo de Goiás tem com a Educação”, disse.

Secretária de Educação de Ceres, Letícia Toneline elogiou o material pedagógico e também demonstrou interesse em aplicá-lo na rede de sua cidade, que conta com pouco mais de 1,2 mil alunos. “É um material que para nós, dos municípios menores, é muito importante e chega para complementar nossa rede, dando um suporte no trabalho que desenvolvemos”, comentou.

SAIBA MAIS SOBRE O APRENDER + TOTAL CLICANDO AQUI.

Goiânia, 28 de junho de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás

[gallery link="file" ids="14901,14902,14903,14904,14905,14906,14907,14908,14909,14910"]