Governo entrega computadores e ampliação de escolas em Águas Lindas, no entorno do DF

Distante 200 quilômetros de Goiânia, Águas Lindas de Goiás é a cidade que mais cresce no entorno do Distrito Federal. Na última década, sua população passou de 80 mil para 200 mil habitantes, segundo dados do IBGE. A demanda por educação acompanha o crescimento populacional e o governo estadual, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, tem trabalhado para atender as necessidades da sociedade e da comunidade escolar.

Nesta segunda-feira, 18, o governador José Eliton e o secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Marcos das Neves, estiveram na cidade para a entrega de 162 computadores a 27 escolas da Regional de Educação, Cultura e Esporte (CRECE) de Águas Lindas, que compreende ainda os municípios de Mimoso de Goiás, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto. Também foram inauguradas nove salas de aula, três para cada unidade beneficiada: Colégio Estadual de Águas Lindas, Colégio Estadual Princesa Daiana e Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira.

"É justamente essa agenda [da educação] que me toca profundamente. Falo por causa própria. Estudei em escola pública, no Colégio Dom Prudêncio, em Posse, fui para Goiânia e consegui me formar. Só sou governador hoje por causa da educação, porque tive oportunidade e essa oportunidade eu quero poder ofertar a todos os goianos, onde quer que eles morem, com ensino médio e ensino superior", salientou o governador José Eliton, logo após o ato simbólico de descerramento das placas de inauguração das salas de aulas.

"O entorno é o maior desafio da administração pública. Em 2018, nós recebemos 700 novos alunos somente em Águas Lindas. Não é fácil, mas estamos entregando nove salas nas escolas e precisamos fazer mais", destacou o secretário Marcos Neves. Foram investidos R$ 440.941,26 na construção e ampliação das salas de aula, que representam mais 150 vagas, em cada unidade escolar, para acolher novos estudantes.

Para atender a comunidade escolar da CRECE de Águas Lindas, o governo projeta a implantação de dez Escolas Padrão Século XXI, desse total duas já foram inauguradas.

Ex-secretária da Seduce, Raquel Teixeira participou do evento como representante do ex-governador Marconi Perillo e falou da união em prol do ensino no Estado. "A educação está coesa, está unida trabalhando para que a educação de Goiás seja cada vez melhor."

A dona de casa Maurília Delizete é mãe de Ana Luiza Alves de Andrade, que cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual de Águas Lindas, e de outras duas ex-estudantes da escola. Ao destacar a qualidade do ensino na rede estadual, Maurília se orgulha em contar que a filha do meio conseguiu bolsa integral na faculdade de Pedagogia, a partir do seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "A gente tem que lutar pela escola estadual", ressalta.

Tecnologia na Educação

A entrega dos equipamentos na Crece de Águas Lindas faz parte do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação. No total, com evento desta segunda-feira, já foram beneficiadas 8 regionais, integradas por 50 municípios, com 2.184 computadores.

Em Águas Lindas, a solenidade foi realizada na Escola Municipal Antônio de Jesus Leite, com a presença de coordenadores, diretores, professores de várias cidades vizinhas, além de estudantes das escolas beneficiadas. Estiveram presentes deputados federais, prefeito Hildo do Candango, vice Luiz Alberto Jiribita, vereadores e lideranças políticas da região.

[gallery link="file" ids="14633,14634,14635,14636,14637,14638,14639,14640,14641,14642"]