Fica 2018 - Animações brasileiras roubam aplausos e risadas da criançada

Detalhes

A criançada amanheceu na plateia do Cineteatro São Joaquim para mais uma edição do Fica Animado. A mostra, criada há 10 anos como parte da programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica, é dedicada ao público infantil e exibiu animações do Brasil inteiro na manhã desta sexta-feira (8) e no sábado (9).

A gritaria se acalmou quando começou o filme e os olhinhos atentos correram de lá pra cá na tela absorvendo as imagens. “Nimbus, o caçador de nuvens” é um curta mineiro de Marco Nick. O garotinho Nimbus tem muitas responsabilidades, dentre elas fornecer água para os moradores da vila em uma engenhoca abastecida por nuvens e capturar estrelas. Quando as nuvens escapam, ele descobre um jeito diferente de fazer as coisas.

Sob aplausos, começa um novo filme: “As aventuras de Chauá”, animação em stop-motion também de Minas Gerais. A história dos papagaios que se rebelam contra madeireiros foi criada por alunos da Escola Municipal Santo Antônio do Norte. As crianças também assinam um outro filme da mostra, a animação capixaba “No caminho da escola”, elaborada por 90 alunos do Projeto Animação Instituto Marlin Azul. O filme fala sobre a importância da diversidade de alimentos, de pessoas e das formas de conhecimento, tecnológicas ou analógicas.

Os curtíssimos de Campinas (SP), “Space Scape” e “Macacada”, e o carioca “O fim da fila” também deram o que falar entre a criançada. Os bichos da fauna brasileira geraram um rebuliço em “O fim da fila”, e a semelhança com joguinhos eletrônicos de “Space Scape” gerou reações animadas. A música e as cores de “Macacada” prenderam a atenção dos pequenos que até cantaram junto com o filme.

A animação paulista “Caminho dos Gigantes” fechou a primeira sessão da mostra com a história de uma garotinha indígena, Oquirá. O filme se passa em uma floresta cheia de sons misteriosos e os pequenos não desgrudaram os olhos da telona até que a luz se acendesse de novo. A sessão desta sexta-feira será exibida novamente na manhã de sábado (9), a partir das 8h30 no Cineteatro São Joaquim. Os filmes também participam da Mostra Audiodescritiva de sábado às 10h no Cine Cora Coralina, localizado no campus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (UEG).