Fica 2018 - Programação de sexta-feira, 08/06

Bruna Linzmeyer fala sobre as mulheres no cinema no Fica 2018

Na sexta-feira (8) do Fica 2018, a atriz Bruna Linzmeyer e as diretoras Laís Bodanski e Susanna Lira falam sobre As Mulheres no Cinema e todos as questões que envolvem a luta da mulher por reconhecimento no mundo audiovisual. A primeira Mesa de Cinema do Fica 2018 será realizada às 11h, no Cora Café, Jardim da Casa de Cora Coralina. As Mesas de Meio Ambiente continuam no quarto dia de festival, com o tema A Nova Espiritualidade, com  Frei Paulo Castanhêde e Mãe Flávia, no Convento do Rosário às 10h.

Também é dia de lançamento. Dagmar Talga lança o documentário goiano O Voo da Primavera no Cine Cora Coralina (UEG) às 20h30. Além disso, na Tenda Goiás, é promovido o lançamento do Projeto ECOENEL no Município de Goiás. O projeto é realizado em parceria com a Enel, Seduce, Fica/Idesa, Prefeitura Municipal de Goiás, Donizette Reciclagem, Escola Dom Abel e empresários. O evento será às 09h30 na Praça Goiás do Couto, Rua Damiana da Cunha, Setor João Francisco.

Gustavo Tavares promove um minicurso de Meditação na UEG - Unidade Universitária Cora Coralina, às 10h. Antes, às 8h, João Batista dos Santos e Fernanda Farias oferecem oficinas de vassouras tradicionais de Goiás, na Praça do Chafariz. Na UEG, a Dra. Lívia Mota dá uma oficina de Audiodescrição, das 9h às 12h. O coletivo ASCORALINAS promove duas oficinas: uma de gastronomia, às 8h30, e outra de bordado e poesia, às 14h, no Mercado Municipal.

Continuando a Mostra Fica 20 Anos - A Força de um Legado, são exibidos uma ficção e dois documentários na sexta-feira: o documentário brasileiro Recife de Dentro para Fora, de Kátia Mesel, vencedor do Grande Prêmio Cora Coralina, no Fica 1999; ficção brasileira Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho, vencedor do Troféu Acari Passos de Melhor Curta, no Fica 2010; e o documentário português Ainda há Pastores, de Jorge Pelicano, vencedor do Grande Prêmio Cora Coralina no Fica 2007. Eles serão exibidos no Cineteatro São Joaquim, às 22h.

Mostras Infantis

Neste ano é realizada a 10ª edição da Mostra Infantil - Fica Animado. Dessa vez a animação mineira Nimbus, o Caçador de Nuvens, de Marco Nick, será exibida no Cineteatro São Joaquim e no Cine Cora Coralina das 8h30 às 9h30. Além disso o Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais (CAP) promove uma Mostra Infantil com Audiodescrição, que exibirá três animações no Cine Cora Coralina às 10h30.

A programação musical da véspera de fim de semana conta com Cocada Coral, Fernando Boi e Banda e Almir Pessoa no Mercado Municipal, a partir das 21h, e, ainda, um show com Amigos do Samba, na Bodega Fantástica, às 23h.

Confira os destaques da programação:

Fica 2018 - Sexta-feira, 08/06

Mostra Competitiva

Onde: Cineteatro São Joaquim e Cine Cora Coralina (UEG)

Quando: das 15h30 às 17h30 e das 19h às 20h30

16ª Mostra ABD Cine Goiás

Onde: Cineteatro São Joaquim

Quando: das 20h30 às 22h

Mostra Fica 20 Anos - A Força de um Legado

Filmes: documentário brasileiro Recife de Dentro para Fora, de Kátia Mesel, vencedor do Grande Prêmio Cora Coralina, no Fica 1999; ficção brasileira Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho, vencedor do Troféu Acari Passos de Melhor Curta, no Fica 2010; e documentário português Ainda há Pastores, de Jorge Pelicano, vencedor do Grande Prêmio Cora Coralina, no Fica 2007.

Onde: Cineteatro São Joaquim

Quando: 22h

X Mostra Infantil - Fica Animado - Dia Internacional da Animação

Filme: animação mineira Nimbus, o Caçador de Nuvens, de Marco Nick.

Onde: Cineteatro São Joaquim e Cine Cora Coralina (EG)

Quando: das 8h30 às 9h30

Mostra Infantil com Audiodescrição

CAP - Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais - SEDUCE/CEBRAV.

Filmes: animação paulista Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), de Victor-Hugo Borges; animação baiana, A Bruxinha Lili, de Leonardo Copello; e a animação carioca, Juro que vi Matinta Perera, de Humberto Avelas.

Onde: Cine Cora Coralina UEG

Quando: 10h30

Mostra de Lançamento - Fica na Comunidade

Documentário goiano O Voo da Primavera, de Dagmar Talga.

Onde: Cine Cora Coralina (UEG)

Quando: 20h30

Mesas de Cinema

Mesa 1 - As Mulheres no Cinema, com Lais Bodanski, Susanna Lira e Bruna Linzmeyer

Onde: Cora Café, Jardim da Casa de Cora Coralina

Quando: 11h

Minicursos e Oficinas de Cinema

Oficina: Audiodescrição, com Dra. Lívia Mota

Onde: UEG - Unidade Universitária Cora Coralina

Quando: das 9h às 12h

Encontro com realizadores: Roda de Conversa e Coletiva para imprensa

Onde: Cora Café - Jardim da Casa de Cora Coralina

Quando: 9h

Fica Film Market - GOFILMES

Consultoria projetos de TV sobre formatação de produtos audiovisuais, com Carla Ponte e Consultoria projetos de cinema sobre estratégias de comercialização e distribuição, com Humberto Neiva.

Onde: UEG - Unidade Universitária Cora Coralina

Quando: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30

Programação Fica na Comunidade

ASCORALINAS Fica, oficina de gastronomia: receita de pão de inhame; receita de pudim de pão do Livro de Nadia Köller, Memórias e receitas de Goyás, com Maria Luiza (Casa da Agricultura Familiar) e Edina Ázara.

Onde: Mercado Municipal

Quando: 8h30

ASCORALINAS Fica, oficina de bordado e poesia (cobre jarra), com Solange Monteiro

Onde: Mercado Municipal