Fica 2018 - Consumidores poderão trocar óleo de cozinha usado por créditos na conta de água

Reportagem: Bruna Ribeiro / Fotos: Théo Lima

Saneago lança programa Olho no Óleo na cidade de Goiás

Programa créditos na conta de água durante o Fica e após o Festival

A Saneago lançou na manhã dessa quinta-feira, 7/6, o programa Olho no Óleo, durante as atividades do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), na cidade de Goiás. O lançamento compõe a programação do Fica na Comunidade. Durante todo o Festival, os consumidores de óleo poderão descartar seus resíduos de fritura na Tenda da Prefeitura da cidade de Goiás. Com o slogan “Bônus para você e para o meio ambiente”, o programa troca óleo de cozinha usado por créditos na conta de água e esgoto. Ele passará a funcionar na cidade após o Festival, atendendo permanentemente a população vilaboense. O projeto reafirma o tema do Fica 2018, deixando para a cidade um legado de reaproveitamento de resíduos e preservação ambiental

A prefeita da cidade de Goiás, professora, Selma Bastos, afirma que, como sede do Fica, a cidade de Goiás busca ser um modelo nas práticas de preservação ambiental, investindo em vários projetos. Porém, é a primeira vez que a cidade recebe um programa de reaproveitamento do óleo de cozinha. “O Olho no Óleo vai transformar o município, trazendo uma consciência ambiental sobretudo para as crianças e os jovens”, disse. Ainda, ela explica que a temática será trabalhada nas escolas com a intenção de despertar a importância do projeto para além da função social, com o desconto na tarifa de água, tratando também da preservação dos mananciais de água.

O Olho no Óleo é aberto à participação de todos os clientes da Saneago. O superintendente de comunicação e marketing da Saneago, Luiz Novo, conta que o projeto surgiu a partir do trabalho interno de reciclagem que a Saneago já realizava. A ideia é expandir o conceito de sustentabilidade para a empresa como um todo e para a sociedade. O programa de coleta de óleo residual de fritura (óleo de cozinha usado) começou em 2012 e a cidade de Goiás é quinta a receber o programa, acompanhando Goiânia, Anápolis, Itumbiara e Morrinhos.

Em seis anos, o programa já recolheu mais de 400 mil litros de óleo. O objetivo do projeto é sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado para evitar a contaminação de mananciais e a obstrução das redes de esgoto. Luiz Novo explica que 25% dos problemas de vazamentos e obstrução de esgotos na rede de saneamento da empresa são causados por óleo de cozinha, que se tornou um resíduo muito difícil de ser trabalhado. “O óleo de cozinha é um grande problema operacional, porque ele causa dano nas redes de esgoto, encrosta e causa entupimentos e vazamentos.” disse Luiz.

Além de bonificar os consumidores, evitar a contaminação de mananciais de água e diminuir os estragos na rede de esgoto, o projeto também contribui com a produção de combustível limpo, já que o óleo coletado será direcionado para a produção de biodiesel. “Esse é o que nós temos como melhor aproveitamento desse resíduo, o mais racional ecologicamente falando” afirma Luiz Novo.

Tanto para o superintendente de comunicação e marketing da Saneago, quanto para a prefeita, o programa pode e deverá ser ampliando através de projetos de conscientização ambiental nas escolas do município e do estado na cidade, formando uma melhor consciência ambiental nas novas gerações, e ações junto com a comunidade.

Como participar do Olho no Óleo?

O programa atenderá dois tipos de colaboradores: consumidores residenciais e grandes geradores. O consumidor residencial não precisa se cadastrar, deve levar o óleo – em garrafa tipo PET com tampa rosqueável – ao posto de coleta do Vapt Vupt. Os grandes geradores são estabelecimentos que produzem muita quantidade de óleo residual, como bares, restaurantes e lanchonetes. Para esta categoria, é necessário efetuar cadastro pelo 0800 645 0115, e viaturas da Companhia realizarão o recolhimento do resíduo no próprio local.

Ao entregarem o óleo de cozinha usado, os usuários recebem um bônus em forma de crédito na fatura de água e esgoto. Cada um litro de óleo equivale a 50 centavos de crédito. O crédito recebido com a doação do óleo não precisa ser na própria conta, de forma que recebedor do benefício pode beneficiar outro indivíduo ou instituição. Para isso, é necessário apenas o número da conta.