Folha de S. Paulo diz que Goiás avança no uso de tecnologia educacional

A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada como aliada no processo ensino-aprendizagem. O assunto foi tema de uma reportagem especial da Folha de S. Paulo, que destacou as iniciativas positivas desenvolvidas em Goiás pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Conforme destacou o jornal paulista, aqui “a rede estadual de educação tem avançado” quando o assunto é o uso da inteligência artificial.

A reportagem cita a Avaliação Dirigida Amostral (ADA), uma medida criada pela Seduce que avalia o desempenho dos alunos, auxiliando os professores na identificação de lacunas de aprendizagem. “Todos os alunos dos ensinos fundamental e médio fazem uma avaliação bimestral”, diz o texto. “A correção, feita por um mecanismo informatizado, possibilita que os gestores monitorem o desenvolvimento de cada um dos 500 mil matriculados na rede”.

Os resultados obtidos na ADA permitem com que a equipe pedagógica da Seduce atue na raiz do problema, agindo com o objetivo de solucionar qualquer déficit de aprendizagem pelo qual os alunos possam estar passando. Conforme explicou a jornalista Ocimara Balmant, tal avaliação bimestral ajuda a direcionar os estudantes a “videoaulas e jogos educacionais em uma plataforma virtual também customizada”. Aqui, refere-se ao Aprender + Inovação (www.aprendermaisinovacao.go.gov.br).

A Folha de S. Paulo cita, ainda, uma outra ação lançada recentemente pela Seduce, o Palma da Mão. “Por meio de um aplicativo para celular, os pais acompanham a evolução dos filhos em tempo real”, complementa. A reportagem também explica que iniciativas como essas, desenvolvidas na Seduce Goiás, devem fortalecer e se disseminar. “Um relatório publicado pela Pearson prevê que os sistemas de inteligência artificial vão fornecer soluções extremamente precisas de aprendizado”.

Confira a íntegra da reportagem: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/inteligencia-artificial-individualiza-ensino-e-ajuda-professores.shtml

Goiânia, 5 de junho de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás