Professor do Instituto Gustav Ritter realiza intercâmbio na Polônia

Detalhes

A viagem ocorrerá em três cidades do país

 

O professor do Núcleo de Teatro do Instituto Gustav Ritter, Ronei Vieira Nogueira, iniciou no dia 10 de maio, um intercâmbio na Polônia, país da Europa Central, que incluirá, até o dia 22 deste mês, as cidades de Gdansk, Gdynia e Sopot. A conquista é fruto de parceria entre o Instituto com o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Performances Culturais e o Núcleo de Pesquisa Máskara. O intercâmbio conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes). A oportunidade difunde a arte goiana com as práticas de teatro-educação realizadas pela rede pública de ensino do Estado de Goiás.

Durante o intercâmbio, o professor apresentará o espetáculo Companhia como trabalho de pesquisa, juntamente com o doutor e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Robson Corrêa de Camargo, sendo também abordada a prática de teatro-educação desenvolvida nas escolas públicas de Goiás. Segundo Ronei, a viagem é fundamental para a bagagem profissional, além de proporcionar a troca de experiências com outro país. “O intercâmbio nos possibilita aprender coisas novas e levar para o Brasil tudo que aprendemos. Acredito que essa viagem será essencial para enriquecer as técnicas teatrais no aprendizado em sala de aula”, ressalta o professor.

O Instituto Gustav Ritter, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), é um espaço destinado à formação artística e cultural de crianças, jovens e adultos, por meio de seus núcleos de Música, Dança e Teatro. O espaço está em funcionamento há quase 30 anos no bairro de Campinas, em Goiânia, e atende a população de diversos bairros da capital e também de cidades da Região Metropolitana, como Trindade, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, dentre outras.