Começa nesta quinta-feira, 17/5, a etapa regional dos Jogos Estudantis em Ceres

- Até o dia 20 de maio, as equipes de Itapuranga, Goianésia, Itapaci, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu participam das disputas

- O polo reunirá mais de mil atletas

Começa nesta quinta-feira, 17/5, a etapa regional dos Jogos Estudantis 2018 no polo de Ceres. Até o dia 20 de maio, mais de mil atletas de Itapuranga, Goianésia, Itapaci, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu participam das disputas. A cerimônia de abertura será realizada às 19h30, no Ginásio de Esportes Antônio Eduardo de Oliveira, em Ceres.

Este é o segundo de cinco polos que recebem a etapa regional até junho. A competição já passou pelo polo de Itaberaí e, após Ceres, segue para Campos Belos, Iporá e Itumbiara. Essa fase dos jogos, que contempla as modalidades coletivas, deve reunir mais de 6 mil alunos entre 12 e 17 anos, matriculados na rede pública estadual de ensino.

A competição é dividida em quatro fases: municipal, intermunicipal, regional e estadual, que envolvem mais de 40 mil alunos/atletas. As duas primeiras etapas já foram realizadas e os melhores colocados das modalidades coletivas estão disputando a fase que está em andamento. Já os classificados nas modalidades individuais seguiram direto para a fase final da competição, a etapa Estadual, que será realizada em Jataí, entre os dias 22 e 26 de agosto.

Os melhores colocados na etapa Estadual se classificam para a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, que será realizada em novembro.

Confira a agenda de cada polo de Goiás

Polo sede: Itaberaí (Já realizado)

De 10 a 13 de maio. Contemplou as equipes classificadas das regionais de Inhumas, Goiás, Anápolis, Metropolitana, Palmeiras, São Luís de Montes Belos e Trindade.

Polo sede: Ceres

De 17 a 20 de maio. Equipes das Creces de Itapuranga, Goianésia, Itapaci, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Polo sede: Campos Belos

De 24 a 27 de maio. Equipes das Creces de Formosa, Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Planaltina e Posse.

Polo sede: Iporá

De 7 a 10 de junho. Equipes de Piranhas, Mineiros, Jataí, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Jussara.

Polo sede: Itumbiara

De 21 a 24 de junho. Equipes de Catalão, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba, Pires do Rio, Silvânia e Aparecida de Goiânia.

Os jogos

Realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), os Jogos Estudantis têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas.

A competição também busca desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes, contribuindo com o desenvolvimento integral do aluno/atleta, estimulando-os ao pleno exercício da cidadania por meio do esporte. Além disso, é uma ação inclusiva, oferecendo oportunidade de acesso à prática do esporte escolar. Ao todo, a competição envolve os 246 municípios goianos.

Finais Nacionais

Os melhores colocados nos Jogos Estudantis 2018 de Goiás se classificam para a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, que serão disputados em novo formato em 2018.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que as etapas regionais da disputa nacional, destinadas a classificar as modalidades coletivas, com 1.100 atletas, serão realizadas nas cidades de Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC). Nelas serão definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei. A primeira será realizada na capital do Rio Grande do Norte, de 12 a 16 de setembro. Manaus (AM) receberá as disputas entre 19 e 23 de setembro e Joinville (SC) será a sede entre 26 e 30 de setembro.

De acordo com o COB, Natal também sediará a etapa nacional entre 12 e 25 de novembro e terá 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. Ao final serão mais de seis mil atletas das duas categorias etárias, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Goiânia, 16 de maio de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce