Etapa Regional dos Jogos Estudantis começa em Itaberaí

Detalhes

O lançamento da etapa regional dos Jogos Estudantis 2018 foi realizado na noite desta quinta-feira, 10/5, no Pólo de Itaberaí. Até o dia 13 de maio as equipes de Inhumas, Goiás, Anápolis, Goiânia, Palmeiras, São Luís de Montes Belos e Trindade participam das disputas.

A coordenadora regional de Educação, Cultura e Esporte, Maria do Socorro Costa, salientou que Itaberaí completou 150 anos e que há 15 o município não sediava os Jogos Estudantis. “Para nós é uma honra receber um evento esportivo como esse. São milhares de pessoas falando o nome da nossa cidade e nesses dias assim como todos os outros as portas do município estão abertas para receber os visitantes e serem acolhidos carinhosamente por nossa população”, comemora.

De acordo com o superintendente Maurício Roriz, coordenador dos Jogos, essa fase da competição vai contar com a participação de mais de seis mil alunos, entre 12 e 17 anos, matriculados na rede pública estadual de ensino. Até o final de junho serão realizadas competições em cinco polos regionais: Itaberaí, Ceres, Campos Belos, Iporá e Itumbiara. Para ele esse tipo de ação beneficia alunos, professores, pais e a comunidade de uma forma geral. Essa vantagem pode ser notada nos jovens inseridos em atividades esportivas ao invés de ficarem com tempo ocioso se dedicam a pratica de atividade física.

O estudante do primeiro ano do ensino médio e atleta da modalidade handebol, Lucas Gonçalves, do município de Itaguaru, disse que os Jogos Estudantis 2018 estão  sendo uma experiência de muita aprendizagem. “Tenho aprendido a pensar como equipe e a ter comprometimento nos meus afazeres e acho que todas as pessoas deveriam praticar algum esporte, nosso corpo e mente só têm a ganhar”, disse Lucas.

A professora e ex-secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participou do lançamento dos Jogos Estudantis 2018, evento no qual representou o governador José Eliton. “O esporte é muito importante na vida do aluno. Inclusive para a aprendizagem, pois o exercício físico ajuda na oxigenação do cérebro e faz com que o estudante aprenda mais,  além de trazer percepção, atenção, concentração para dentro da sala de aula. Fora os aprendizados sociais que ensinam a convivência em equipe, a disciplina em simples tarefas, a lidar com o fracasso e o sucesso, situações que todos vão enfrentar em uma vida adulta”, salientou Raquel.

A competição é dividida em quatro fases, municipal, intermunicipal, regional e estadual e envolve mais de 40 mil alunos/atletas em todo o estado. As duas primeiras etapas já foram realizadas, classificando os maiores destaques nas modalidades coletivas (vôlei, basquete, handebol e futsal).

 

Nas fases municipal e intermunicipal já foram classificados os maiores destaques das modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez). Mas esses atletas já seguem direto para a fase final da competição, a etapa Estadual, que será realizada em Jataí, entre os dias 22 e 26 agosto.

Em Goiás

Realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), os Jogos Estudantis têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas. De acordo com o superintendente Maurício Roriz,  também buscam desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes, contribuindo com o desenvolvimento integral do aluno/atleta, estimulando-os ao pleno exercício da cidadania através do esporte, além de desenvolverem uma ação inclusiva, oferecendo oportunidade de acesso à prática do esporte escolar. Ao todo, a competição envolve os 246 municípios goianos.

Confira a agenda de cada polo de Goiás:

Polo sede: Itaberaí

De 10 a 13 de maio. Contempla as equipes classificadas das regionais de Inhumas, Goiás, Anápolis, Metropolitana, Palmeiras, São Luís de Montes Belos e Trindade.

Polo sede: Ceres

De 17 a 20 de maio. Equipes das Creces de Itapuranga, Goianésia, Itapaci, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Polo sede: Campos Belos

De 24 a 27 de maio. Equipes das Creces de Formosa, Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Planaltina e Posse.

Polo sede: Iporá

De 7 a 10 de junho. Equipes de Piranhas, Mineiros, Jataí, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Jussara.

Polo sede: Itumbiara

De 21 a 24 de junho. Equipes de Catalão, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba, Pires do Rio, Silvânia e Aparecida de Goiânia.

Finais Nacionais

Os melhores colocados nos Jogos Estudantis 2018 de Goiás se classificam para a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, que serão disputados em novo formato em 2018. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que as etapas regionais da disputa nacional, destinadas a classificar as modalidades coletivas, com 1.100 atletas, serão realizadas nas cidades de Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC). Nelas serão definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei. A primeira será realizada na capital do Rio Grande do Norte, de 12 a 16 de setembro. Manaus (AM) receberá  as disputas entre 19 e 23 de setembro e Joinville (SC) será a sede entre 26 e 30 de setembro.

De acordo com o COB, Natal também sediará a etapa nacional entre 12 e 25 de novembro e terá 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. Ao final serão mais de seis mil atletas das duas categorias etárias, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

[gallery ids="13254,13255,13256,13257"]