Microrregionais de Alvorada do Norte e Alto Paraíso abrem Jogos Abertos de Goiás 2018

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da Superintendência de Esporte e Lazer, com o apoio das prefeituras, realizou entre os dias 4 e 6 de maio, as primeiras microrregionais dos Jogos Abertos de Goiás 2018 nas cidades de Alvorada do Norte e Alto Paraíso.

O governador do Estado, José Eliton, foi representado pelo superintendente Executivo de Esporte e Lazer da Seduce, Telio Rodrigues, que acompanhou a microrregional em Alvorada do Norte representando também o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves.

O evento teve a participação de cerca de 500 atletas, de 34 equipes, inscritas em quatro modalidades esportivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As competições envolveram equipes de 11 municípios: Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Posse, Simolândia, Sítio D’Abadia e Posse.

Já a microrregional de Alto Paraíso teve o acompanhamento do superintendente de Esporte e Lazer da Seduce, Hamilton Jaime da Silva, que falou da importância dos Jogos Abertos. “A retomada dos Jogos Abertos foi incentivadora, de grande valia aos nossos jovens, e já percebemos o aumento do envolvimento dos atletas, pois no ano passado tivemos 18 equipes aqui e este ano foram 33”, destacou Hamilton.

Em Alto Paraíso participaram 450 atletas, de 33 equipes, de nove municípios: Alto Paraíso, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre, Planaltina, Formosa, Cavalcante, São João da Aliança, Teresina de Goiás. As modalidades disputadas foram: futsal, basquete, handebol e vôlei.

Paradesporto

Os Jogos Abertos são um estímulo aos atletas e paratletas de todas as idades. O evento envolve os 246 municípios em etapas intermunicipais, regionais e, depois, estadual. A expectativa da Seduce é que, neste ano, em sua 16ª edição, os Jogos Abertos, tenham a participação de representantes de 150 municípios nas competições.

Estarão em disputa 13 modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e nove individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação, ginástica artística e xadrez).

Os Jogos Abertos 2018 serão realizados, de maio a setembro, e contarão com 19 cidades-sede. A competição, que ocorre em parceria com os municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.

Disputa

Os Jogos Abertos de Goiás serão realizados em três fases: a Microrregional, ou etapa classificatória; a Regional, que abrange os classificados; e a Estadual, que é a grande final.

Serão disputadas 12 Microrregionais em todo o Estado. A final do campeonato está prevista para os dias 30 de agosto a 2 de setembro, no município de Morrinhos. Os três melhores atletas ou equipes de cada esporte e categoria serão premiados com troféus e medalhas.

Sobre os Jogos

Os Jogos Abertos de Goiás foram retomados no ano passado, reunindo milhares de atletas de diversos municípios goianos. O evento é resultado do investimento no Esporte que o Governo de Goiás tem feito desde 1999.

Além de investir em infraestrutura, construindo e reformando equipamentos esportivos, Goiás apresenta um legado positivo das políticas de fomento continuado ao setor, evidenciado pela profusão de atletas goianos campeões, de expressão nacional e internacional nas diversas modalidades esportivas.

Confira as datas da programação dos próximos dias:

Microrregional 3: Luziânia. Data: 11 a 13 de maio

Microrregional 4: Silvânia. Data: 11 a 13 de maio

REGIONAL: Ipameri. Data: 29 de junho a 1º de julho

Microrregional 5: Acreúna. Data: 18 a 20 de maio

Microrregional 6: São Simão. Data: 18 a 20 de maio

REGIONAL: Itumbiara. Data: 27 a 29 de julho

Microrregional 7: Jussara. Data: 1º a 3 de junho

Microrregional 8: São Miguel do Araguaia. Data: 1º a 3 de junho

REGIONAL: Mozarlândia. Data: 3 a 5 de agosto

Microrregional 9: Porangatu. Data: 25 a 27 de maio

Microrregional 10: Itapuranga. Data: 25 a 27 de maio

REGIONAL: Itapaci. Data: 10 a 12 de agosto

Microrregional 11: Palmeiras. Data: 8 a 10 de junho

Microrregional 12: Piracanjuba. Data: 8 a 10 de junho

REGIONAL: Trindade. Data: 17 a 19 de agosto

ETAPA ESTADUAL: Morrinhos. Data: 30 de agosto a 2 de setembro

Goiânia, 8 de maio de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce