Morte de José Mendonça Teles deixa enorme vazio na cultura, diz secretário
- Detalhes
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte lamenta profundamente o falecimento do historiador, poeta, contista, cronista, ensaísta, dicionarista e jornalista José Mendonça Teles, ocorrido na noite deste sábado, em Goiânia.
Autor de 33 livros, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás durante 12 anos, presidente da Academia Goiana de Letras por 10 anos, ex-secretário de Cultura de Goiânia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, ele recebeu inúmeras condecorações e medalhas ao longo de sua vida, entre elas a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras e o título de Doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde lecionou por 33 anos.
José Mendonça Teles foi um intelectual respeitado, que enriqueceu e dignificou a cultura goiana e brasileira com seu talento e dedicação a incontáveis projetos e instituições em todo o país. Foi autor de livros marcantes como A Imprensa Matutina, General Curado - Estudo Biográfico, A Cidade do Ócio e Dicionário do Escritor Goiano. Seu desaparecimento deixa um enorme vazio no setor cultural.
Nossa solidariedade às filhas do importante autor, Alessandra e Geovana, ao irmão, também escritor, Gilberto Mendonça Teles, aos netos, bisnetos e amigos.
Professor Marcos das Neves
Secretário de Educação Cultura e Esporte de Goiás