Seduce compartilha ferramentas tecnológicas com a rede municipal de educação

Dando continuidade ao trabalho de valorizar todas as escolas do Estado, independentemente de serem estaduais ou municipais, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) realizou na manhã desta quinta-feira, 26/4, mais um encontro com os profissionais técnicos, professores e secretários municipais de educação. Na ocasião, foram repassadas novidades do Sistema Integrado de Gestão Educacional (Sige), a plataforma Aprender + Inovação, e a Conecturma.

Participaram do encontro representantes de 83 municípios que são parceiros do Estado e que já utilizam o Sige. São 620 escolas municipais integradas no sistema, que auxilia no cadastro e modulação de servidores; reordenamento; inserção de documentos como histórico, declarações e certificados; mostra a situação final do aluno; ativa o ano letivo; cria turmas e faz as solicitações de alunos novatos e da rede.

Também foi apresentada a plataforma ‘Aprender +inovação’, que integra a rede colaborativa Escola Digital. A ferramenta concentra iniciativas de 22 estados, que possuem em suas plataformas customizadas vídeos, infográficos, mapas, jogos, simuladores, e-books de todas as disciplinas, entre outras ferramentas.

O Aprender +inovação visa incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico, inspirar práticas inovadoras em sala de aula e promover maior motivação, engajamento e participação dos alunos em atividades com os conteúdos, considerando que a tecnologia já é realidade no dia a dia das crianças e dos jovens do século 21 e também no ambiente escolar.

Durante a reunião, foi disponibilizado aos municípios a possibilidade de criação de uma página personalizada dentro da plataforma. É necessário que a secretaria municipal de educação interessada faça um convênio com a Seduce por meio do Núcleo de Tecnologia. Já os professores que desejam utilizar a ferramenta, não é necessário convênio. Basta apenas fazer um cadastro no site. (http://www.aprendermaisinovacao.go.gov.br/)

Ainda foi apresentado a Conecturma, uma metodologia de aprendizagem de língua portuguesa, matemática e competências para a vida. São trabalhados vários elementos como a plataforma digital adaptativa, desenhos animados, músicas e fantoches, cuidadosamente combinados para aumentar a motivação, o interesse e a concentração de crianças de 3 a 11 anos de idade.

A meta é que os professores consigam melhorar o desempenho dos alunos em 30% nas avaliações oficiais, com a ajuda dessa metodologia.

A plataforma foi doada na versão offline por um dos criadores Rafael Parente à Seduce, que passou a oferecer para todos os municípios que tiverem interesse.