Monja Coen é convidada do Café de Ideias nesta sexta-feira

Detalhes

Missionária vai contar sua experiência na luta contra a depressão e na busca por uma vida mais simples e plena

A missionária zen budista Coen Roshi é a próxima convidada do Café de Ideias no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A palestra é nesta sexta-feira, 27/4, e tem como tema: Contra a angústia e o sofrimento ou um caminho para a felicidade (confira sinopse abaixo). O evento é gratuito e começa às 19h30.

Não é preciso fazer inscrição ou retirar ingresso para assistir à palestra. No entanto, a organização do Café de Ideias recomenda que o público chegue com alguma antecedência para garantir sua vaga. Serão disponibilizadas 1.200 cadeiras, divididas em dois auditórios. O principal, onde estará a palestrante, terá cerca de 800. O secundário, com telão, mais 400.

Os dois espaços serão abertos às 18 horas para que o público possa se acomodar e fechados assim que alcançarem sua capacidade máxima. Não será permitido reservar vagas.

Quem é a palestrante

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil.

Foi ordenada monja em 1983. Após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu da América do Sul. Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, com sede no Templo Tenzui Zenji, no bairro do Pacaembu em São Paulo.

Orienta grupos afiliados no Rio Grande do Sul, DF, Paraíba, Rio de Janeiro e interior de São Paulo (Ribeirão Preto). Participa de diversas atividades públicas, incluindo encontros interreligiosos, buscando promover o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.

Autora dos livros "Viva Zen, "Sempre Zen", "Palavras do Darma ", "A Sabedoria da Transformação", "108 Contos e Parábolas Orientais", "O Monge e o Touro" e “O sofrimento é opcional”.

Breve histórico

O Café de Ideias do Centro Cultural Oscar Niemeyer foi criado em 2012. Em 2017, o projeto recebeu a psicanalista Regina Navarro e o filósofo Luiz Felipe Pondé em eventos que reuniram mais de 1,3 mil pessoas. O produtor musical Nelson Motta abriu a temporada 2018 no dia 9 de março e o jornalista Zuenir Ventura palestrou no dia 6 de abril. Além de Monja Coen, neste primeiro semestre o Café terá a presença da psicanalista Maria Rita Kehl (25 de maio).

Também já passaram pelo palco do Café: Ruy Castro, Christian Dunker, Marcia Tiburi, Claudia Riolfi, Roberto DaMatta, Jorge Forbes, Mary Del Priore, Eliane Brum, Vladimir Safatle, Flávio Gikovate, Renato Janine Ribeiro, Marco Antônio Villa, Cacá Diegues, Ismail Xavier, Luiz Carlos Bresser Pereira, Demétrio Magnoli, Viviane Mosé, Leandro Karnal, Oswaldo Giacoia Jr., Marilena Chaui, José Arthur Giannotti, José Miguel Wisnik, Miriam Goldenberg e Lair da Silva Loureiro Filho.

Créditos

O projeto tem a parceria dos restaurantes Panela Mágica e Porto Cave e da Universidade Federal de Goiás. Tem ainda o apoio cultural da Rádio Executiva, do jornal O Popular e da TV Anhanguera. A realização é da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e Governo de Goiás, por meio do Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Seduce.

Sinopse da palestra Contra a angústia e o sofrimento ou um caminho para a felicidade

Monja Coen conseguiu controlar a depressão e contou o passo a passo desta luta em seu mais recente livro, "O sofrimento é opcional - como o Zen Budismo pode ajudar a lidar com a depressão". Suas reflexões e sua rica trajetória apontam para um caminho possível em direção a uma vida mais simples e plena.

 

SERVIÇO

Café de Ideias com Monja Coen

Tema: “Contra a angústia e o sofrimento ou um caminho para a felicidade”

Data: Sexta-feira, 27/04

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4490, Quadra Gleba, Lote 1 - Setor Fazenda Gameleira – Goiânia/GO)

Entrada gratuita

Mais informações: http://ccon.go.gov.br/