Concerto gratuito é opção de lazer para manhã de domingo
- Detalhes
Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se apresenta sob a regência do maestro Thiago Santos (RJ) no Teatro Basileu França
Iniciativa tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura
O maestro carioca Thiago Santos é a grande atração desta semana na 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás. Primeiro latino-americano contemplado com bolsa de estudos para o renomado programa de regência do Royal Northern College of Music, na Inglaterra, Santos vai conduzir a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás neste domingo (15/4).
O evento é totalmente gratuito e está marcado para as 11 horas, no Teatro Basileu França (Avenida Universitária, Setor Leste Universitário, em Goiânia). Laura Umbelino está escalada para o solo ao piano. No repertório, obras de Ronaldo Miranda e compositores goianos, como Fernando Cupertino, Estércio Cunha e Joaquim Jayme.
Thiago Santos
Maestro titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, o carioca Thiago Santos foi o primeiro latino-americano contemplado com a bolsa de estudos Leverhulme Arts Scholar para o renomado programa de regência orquestral do Royal Northern College of Music, na Inglaterra. Entre 2014 e 2016, atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic, colaborando com renomados maestros como Juanjo Mena, Vasily Petrenko, Yan Pascal Tortelier, Ton Koopman e John Storgards.
Seu vasto repertório compreende música sinfônica, coral e ópera, do barroco à música contemporânea, tendo dirigido estreias mundiais de inúmeras obras no Brasil e no exterior. Defensor da música brasileira, Thiago ainda é um estudioso da obra de José Maurício Nunes Garcia e de Francisco Braga. Também colabora com a Academia Brasileira de Música através edições e revisões de obras de importantes compositores brasileiros, tais como: Heitor Villa-Lobos, Francisco Braga, Henrique Oswald, Mário Tavares e Ernani Aguiar.
Cursou bacharelado e mestrado em regência na UFRJ com André Cardoso. Outros mentores no Brasil e no exterior foram: Sir Mark Elder, Giancarlo Guerrero, Juanjo Mena, Vasily Petrenko, Marin Alsop, Fábio Mechetti e Guillermo Scarabino.
Créditos
A 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016 e apresentado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e pelo Governo de Goiás. Tem o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac-UFG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), do Centro Cultural UFG, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED), do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás (OSJG). A realização é da ArteBrasil Projetos Socioculturais e da Botelho Produções.
SERVIÇO
Concerto com Sinfônica Jovem de Goiás e Maestro Thiago Santos
Data: 15 de abril de 2018 (domingo)
Horário: 11 horas
Local: Teatro Basileu França (Av. Universitária, 1750 - Setor Leste Universitário)
Entrada gratuita
Mais informações: http://musicagoias.com/
Repertório do concerto
- “Concerto para Piano e Orquestra” (Ronaldo Miranda)
- “Movimento para Orquestra” (Estércio Cunha)
- “Suíte Sinfônica” (Fernando Cupertino)
- “Cavalhadas, Percussão e Pireneus” (Joaquim Jayme)
[gallery ids="12588,12589"]