Governo de Goiás entrega escola padrão Século 21 em Águas Lindas de Goiás

Detalhes

Construção da unidade escolar teve início na gestão passada, ficou paralisada durante anos e só foi concluída após investimentos da gestão atual. Total investido na conclusão da obra ultrapassa os R$ 3 milhões
 
Os 910 alunos matriculados no Colégio Estadual Rocha Leal, em Águas Lindas de Goiás, iniciarão o segundo semestre letivo usufruindo da infraestrutura do novo prédio da unidade escolar. Construído em modelo arquitetônico Padrão Século 21, o novo espaço escolar foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (4/8), em uma cerimônia que contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota; e da secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli.

“Hoje vocês estão recebendo um sonho que foi prometido a essa comunidade”, destacou Fátima Gavioli na ocasião, relembrando o longo caminho percorrido até a conclusão do prédio. A obra, iniciada pela gestão passada no ano de 2011, foi paralisada em 2015 e só foi retomada em 2020 após a destinação de R$ 3.073.357,71 em recursos para a conclusão da obra.

Durante esse período, os mais de 900 estudantes matriculados nas turmas de Ensino Fundamental – anos finais e de Ensino Médio da unidade estavam alocados em um espaço alugado e que demandava soluções para uma série de problemas estruturais. De acordo com o gestor do colégio, Ricardo Cândido, dentre os principais problemas enfrentados pela equipe escolar e pelos próprios alunos estavam os vazamentos no telhado e o calor.

“Era uma condição muito precária”, relembra Ricardo Cândido. “Quando chovia, chovia dentro da escola ou ventava e o vento jogava as telhas para fora. Sem contar o calor, porque era um galpão que adaptaram para abrigar a escola e era muito quente”.

No novo prédio, no entanto, a situação será bastante diferente. Os três pavilhões da nova estrutura física abrigarão doze salas de aula e têm a capacidade de atender cerca de 1.300 alunos em três turnos. Além disso, os estudantes contarão com quadra poliesportiva coberta, vestiário, refeitório e cozinha, sala de atendimento educacional especializado, pátio coberto e laboratórios de ciências, robótica e informática.

“Eu repito sempre qual é o nosso maior projeto de governo: é chegar até as pessoas, é atender o cidadão e é dar qualidade de vida. É nisso que eu acredito. Eu acredito que nós estamos aqui para as pessoas apontarem o que nós podemos melhorar na vida dessas crianças”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, reforçando o compromisso em continuar investindo na Educação goiana.

A previsão é que, em agosto desse ano, o Colégio Estadual Rocha Leal passe a atender os estudantes em período integral, se tornando a primeira unidade escolar nesse modelo de ensino no município de Águas Lindas. de Goiás.

Reconhecimento facial
Além da infraestrutura, o novo prédio do Colégio Estadual Rocha Leal será um dos pioneiros no uso da tecnologia de reconhecimento facial para registro da frequência escolar dos estudantes. Instalados no interior das unidades escolares da região do entorno do Distrito Federal, os equipamentos digitais registrarão a chegada dos alunos à escola e aferirão a temperatura corporal dos estudantes assim que eles adentrarem nos prédios.
“Não tem nenhuma escola pública no país que tenha o que nós temos aqui hoje”, ressaltou o governador. “Nós temos aqui o que está sendo implantado no entorno, o reconhecimento facial das crianças. A criança já chega aqui (na escola), já é identificado, põe o pulso e já checa a temperatura. Em 15 minutos, o pai recebe no celular a mensagem informando que a criança está na escola. E, imediatamente, já vai a informação para o refeitório, evitando o desperdício”.

A medida também foi elogiada pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, que parabenizou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), na pessoa da secretária Fátima Gavioli, pela atuação na conclusão da obra do prédio e na implantação das demais ações, como o uso da nova tecnologia.

“Não existe trabalho sozinho. Eu não tenho problema em trabalhar com gente melhor do que eu. Eu não consigo saber de tudo, eu não sei a técnica de todos e não tenho medo de trabalhar com gente tão boa quanto a senhora (secretária Fátima). Sua equipe está de parabéns e Goiás é um exemplo a ser seguido”, afirmou o presidente, que na ocasião representou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Marcelo da Ponte também usou a oportunidade para incentivar os estudantes a persistirem e acreditarem na Educação, em especial diante dos benefícios criados pelo Governo de Goiás para ampliar a qualidade da Educação.
“A grande meta nossa no FNDE é acabar com obra. Vamos acabar com essas obras inacabadas no nosso país. O país não aguenta mais tanta carcaça que não serve para nada. Não importa quem começou, tem que acabar. E eu vou em todas as escolas que eu puder inaugurar nesse país”, concluiu.

Ordem de serviço
Durante a cerimônia, o governador Ronaldo Caiado assinou a ordem de serviço para a implantação do Colégio Cívico-Militar de Águas Lindas de Goiás. A criação da unidade é parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e que visa melhorar a aprendizagem nas escolas públicas de todo o país.

Participantes
Estiveram presentes na cerimônia: o vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota; o senador Vanderlan Cardoso; o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas da Santa Mônica; o secretário municipal de Educação de Águas Lindas de Goiás, Evandro José Silva; os deputados federais Francisco Junior e José Nelto; os deputados estaduais Cairo Salim e Coronel Adailton; a coordenadora Regional de Educação de Águas Lindas de Goiás, Lena Vânia; professores e estudantes.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)