Raquel Teixeira inaugura coberturas de quadra e de espaço de convivência em escolas de Goiânia e Anápolis

A secretária Raquel Teixeira inaugurou nesta terça-feira, 3/4, duas estruturas que vão beneficiar cerca de 1,3 mil alunos da rede pública de ensino. Tratam-se da cobertura do espaço de convivência do Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira, situado em Goiânia, e da cobertura da quadra do Cepi Doutor Genserico Gonzaga Jaime, em Anápolis. Com a novidade, os estudantes terão mais conforto para a prática de Educação Física e atividades recreativas.

Nos dois eventos, a titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) conversou diretamente com os alunos e falou sobre o momento positivo que o Estado atravessa. "Passamos os últimos três anos trabalhando muito. Planejamos, fizemos levantamentos, buscamos recursos, iniciamos as obras. Agora nós estamos entregando os resultados", comentou. "Nosso papel é criar condições para que vocês possam aprender", completou a secretária ao citar outras prioridades da Seduce, que incluem a formação dos professores e a elaboração de materiais pedagógicos.

Goiânia

Na capital, Raquel Teixeira foi recebida por alunos, professores e gestores do Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira. O pátio, que funciona como espaço de convivência e de atividade física, ganhou cobertura metálica. Executada pelo Governo de Goiás, por meio da Seduce, a obra tem 212m² de extensão, custou R$ 86 mil e vai beneficiar 1.080 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, matriculados nos três turnos.

A cerimônia reuniu os alunos do turno vespertino no novo espaço coberto. Os estudantes Eduardo Silva e Fernando Rodrigues se apresentaram, tocando flauta, e o grupo Os Menestréis, do Ciranda da Arte, também foi atração. O coordenador Metropolitano, Marcelo Ferreira, elogiou o desempenho de todos os estudantes, lembrando que, de 2013 para 2015, a unidade foi a que mais evoluiu sua nota no Ideb, dentro da Grande Goiânia. "E essa conquista na estrutura da escola é uma forma de reconhecimento por tudo que tem sido feito aqui".

Em seu discurso de agradecimento, a diretora Nilta Mendes destacou que, desde que foi inaugurada em 1999, esta é a primeira vez que a escola recebe visita de uma secretária de Estado, o que evidencia o compromisso e o empenho de Raquel Teixeira com a Educação. "Foram dias vendo a obra e pensando em tudo que poderíamos fazer quando estivesse pronta. Vocês não têm noção do que representa esse momento para nós. É um sonho de muitos anos e a professora Raquel, com esse olhar pedagógico, nos ajudou muito", disse a diretora.

Anápolis

Logo em seguida, Raquel Teixeira seguiu para o município de Anápolis, onde assistiu apresentações culturais dos alunos e inaugurou a cobertura da quadra do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Doutor Genserico Gonzaga Jaime, que contou com investimento de R$ 252 mil. A área total da obra compreende 627m². A estrutura tem capacidade para receber jogos de diversas modalidades, como vôlei, futsal, basquete e handebol.

A escola foi fundada em 1957 e passou a oferecer educação em tempo integral a partir de 2013. Atualmente atende a 213 alunos do Ensino Médio. A diretora, Patrícia de Almeida, disse que, além da cobertura da quadra, o Cepi em breve terá outras obras inauguradas, como o refeitório. "Em nome da nossa equipe, dos alunos, dos pais e de toda a comunidade escolar, quero agradecer à senhora, Raquel Teixeira, e ao governador Marconi Perillo pela atenção com nossa escola".

A coordenadora regional de Anápolis, Sonja Lacerda, informou que atualmente 48 escolas do município estão passando por ampliação ou reforma. "Em pleno cenário nacional de crise, Goiás mostra uma realidade diferente. Nosso governador é um verdadeiro tocador de obras, um homem que, junto à secretária, tem feito muito pela Educação. A senhora é uma realizadora de sonhos, professora Raquel", afirmou.

Desde o ano passado o Governo de Goiás, por meio da Seduce, tem realizado diversas entregas de obras por todas as regiões do Estado. Já foram 16 escolas Padrão Século 21 inauguradas e pelo menos três grandes reformas concluídas. Sobre espaços para prática de atividade física, sete escolas receberam cobertura de quadra no ano passado. Além das inaugurações realizadas hoje, em Goiânia e Anápolis, a Seduce ainda deve concluir, em breve, a construção de mais 60 coberturas de quadras e 58 quadras poliesportivas cobertas.