Seduc Goiás abre inscrições para Processo Seletivo de professores de Educação Física da rede estadual

São 150 vagas e podem participar professores de Educação Física da rede estadual

Estão abertas até o próximo dia 13, as inscrições para o Processo de Seleção do projeto Desporto Educa, que deverá aprovar projetos desportivos e paradesportivos a serem executados nas escolas estaduais. São ofertadas 150 vagas e o objetivo é ampliar o número de estudantes atendidos com o treinamento esportivo no período oposto ao das aulas regulares.

Podem participar professores efetivos ou em contrato temporário na rede pública estadual de ensino, licenciados em Educação Física. As inscrições são feitas em três etapas que compreendem a elaboração da proposta na unidade educacional, o envio do projeto à Coordenação Regional à qual é jurisdicionado e, posteriormente, até o dia 13 de agosto, o envio à Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação, responsável pelo projeto na Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).

“A escola tem que abraçar o projeto”, afirma o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Ítalo Aguiar, destacando que o professor deverá fazer o planejamento e a elaboração do projeto a ser inscrito juntamente com a equipe pedagógica da escola, em conformidade com o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e com o seu Regimento Interno.

Treinamento não presencial

Os professores dos novos projetos aprovados por meio deste Processo Seletivo, assim como os que já integram o projeto Desporto Educa, farão o treinamento esportivo dos alunos no regime especial de aulas não presenciais (Reanp), adotado desde março do ano passado, devido à pandemia de Coronavírus.

Neste momento, as atividades do projeto deverão seguir, rigorosamente, as orientações para as aulas de Educação Física definidas no Guia de Implementação - Protocolo de Biossegurança e Medidas Pedagógicas para Retorno às Aulas Presenciais. No decorrer deste semestre, o treinamento será adequado às orientações do novo Manual de Biossegurança do Desporto Educacional – Projeto Desporto Educa e Jogos Estudantis do Estado de Goiás, que está em análise pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública de Goiás (COE/GO).

Perfil do professor

Para integrar o projeto Desporto Educa, o profissional deve ter licenciatura em Educação Física e ser professor efetivo ou em contrato temporário da rede pública estadual de ensino. É importante o conhecimento específico e expertise na modalidade desportiva na qual se propõe a executar o projeto.

Em relação à carga horária, o processo seletivo abre a possibilidade de complementação de 2 a 14 aulas do projeto na carga horária do professor até o limite de 40 horas semanais. Entre outros critérios, o interessado deverá já ter carga horária mínima de 14 aulas/20 horas como professor de Educação Física da escola onde vai realizar o projeto e ter disponibilidade de horário no período oposto ao das aulas regulares do estudante.

Projeto é bem legal

O Projeto Desporto Educa foi implementado nas escolas estaduais em janeiro de 2020 e, desde então, abrange projetos desportivos e paradesportivos nas modalidades disputadas nos Jogos Estudantis do Estado de Goiás.

As modalidades desportivas são: Futsal, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Natação, Xadrez, Badminton e Atletismo, mas os projetos incluem outras atividades complementares, relacionadas ao esporte e à saúde, hábitos de vida saudável, prevenção à obesidade e a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Atualmente o projeto Desporto Educa atende 2.651 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas estaduais e conveniadas, de 21 Coordenações Regionais de Educação (CREs).

De acordo com o superintendente Ítalo Aguiar, o Processo Seletivo ampliará as oportunidades com vistas a que mais estudantes participem de atividades de treinamento esportivo, o que é considerado pela Secretaria da Educação como relevante para a formação das crianças e jovens.

“Os projetos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, disciplinar, sócio afetivo, motor e técnico desportivo dos estudantes, eleva os níveis de competitividade e a participação deles nos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEG), nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s) e Jogos da Juventude (JEJ) e contribuem para a diminuição da evasão escolar e de situações de vulnerabilidade social”, ressalta o superintendente.

*Veja aqui o edital 02/2021 – SDEAE/SGE e Anexos do Processo Seletivo