Tempo Integral: Escola em Jataí trabalha ciclo da vida com horta escolar

Detalhes

 

O Colégio Estadual de Período Integral Emília Ferreira de Carvalho, localizada em Jataí, iniciou o ano letivo de 2018 com um projeto que está mudando a concepção sobre a alimentação dentro e fora dos muros escolares. A professora Adriana Martins conduz uma disciplina eletiva denominada “Meu ser de estimação”, na horta da escola, com a interação de 90 alunos.

“Os estudantes compreendem todo o ciclo das plantas, a importância dos cuidados, a necessidade nutricional e a forma de reprodução. Eles também desenvolvem a responsabilidade, já que cada aluno leva uma planta para casa. Eles aprendem a cultivar e envolvem toda a família no cuidado com aquela planta”, explicou a professora Adriana, que se disse muito feliz com o engajamento dos jovens.

A horta escolar foi montada em um espaço que já existia na escola, mas que até estava sem uso. No local foram plantados vários tipos de hortaliças, como alface, rabanete, cebolinha, coentro e salsa. Até o final do semestre, a turma deve cultivar tomate.

As hortaliças colhidas são consumidas pelos próprios alunos na merenda escolar e em breve, os estudantes poderão levar para casa para consumo da família. “Trabalhar com a horta promove aprendizado com interação, participação e cooperação. Além disso, estimula a educação ambiental, em um momento em que precisamos olhar com mais carinho para nosso meio ambiente. Tudo isso contribui para a formação integral do ser”, completou a professora.

Goiânia, 26 de março de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce