Folha diz que inovação na educação em Goiás é referência no país

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Mais uma vez, a Educação de Goiás é destaque nacional. Em caderno especial sobre o Centro-Oeste, o jornal Folha de S. Paulo publicou a matéria ‘Goiás inova na sala de aula e vira referência em educação no país’, na edição desta terça-feira, 22/3, na editoria Inovação. A reportagem abordou as ferramentas utilizadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) que miram nas dificuldades dos alunos.

A Folha citou ações que têm sido responsáveis pela evolução da educação desde os anos 2000, como as avaliações periódicas, aulões, visitas pedagógicas, vídeo aulas, e o Caderno Aprender +. Outra ferramenta, em fase de implementação e que foi citada pelo jornal, foi o aplicativo ‘Palma da Mão’, que permite os pais acompanharam em tempo real a rotina dos filhos.

Confira a reportagem na íntegra:

A cada dois meses os alunos passam por uma avaliação. A partir do resultado da prova, recebem um livro de exercícios com foco nos conteúdos em que tiveram mais dificuldade. Além do material impresso, têm acesso a videoaulas e jogos educacionais em uma plataforma virtual customizada. Por um aplicativo, os pais acompanham toda a evolução em tempo real, pelo celular.

Não se trata de um colégio particular ligado nas inovações tecnológicas. Essa será a rotina pedagógica em 2018 dos mais de 500 mil alunos da rede estadual de Goiás, espalhados por 1.152 escolas.

“Os melhores sistemas educacionais do mundo, além da capacitação do professor, investem em material didático estruturado, produzido de acordo com o potencial, a demanda e o direito cognitivo de cada faixa etária. É isso que buscamos fazer”, explica a secretária estadual de educação de Goiás, Raquel Teixeira.

Era ela também a responsável pela pasta no início dos anos 2000, quando Goiás apresentava um dos mais altos índices de repetência e evasão do país e tinha apenas 32% dos docentes com curso superior. Numa parceria à época com o Instituto Ayrton Senna, a gestão conseguiu acelerar o fluxo e implementar um programa de licenciatura aos docentes.

Desde então, o estado se tornou referência em alguns parâmetros de educação. No último resultado do Ideb —indicador que une o percentual de aprovação e médias de desempenho na Prova Brasil— a rede garantiu a 2ª colocação nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos), a primeira nos anos finais do fundamental (6º ao 9º anos) e o segundo lugar no ensino médio.

OLHAR LOCAL

Tratar dentro de casa e com os profissionais de casa os problemas que são de casa. Essa foi a fórmula encontrada para engajar os 23,5 mil docentes da rede ao uso da que é considerada a principal ferramenta pedagógica: os cadernos Aprender +.

O material é distribuído a cada bimestre com ênfase no conteúdo em que os estudantes mais apresentam dificuldade. O livro dos alunos traz um compilado de atividades e o do professor, as expectativas de aprendizagem e todos os exercícios resolvidos.

“Quando decidimos produzir o Aprender +, havia uma preocupação em relação a como professores e diretores entenderiam a iniciativa”, afirma o superintendente de Gestão Pedagógica da pasta, Marcelo Jerônimo. “Concebida pelos próprios pares, o resultado foi o engajamento de mais de 90% dos nossos professores”.

VESTIBULAR

Gleyson Souza da Costa, 17 anos, aproveitou o material para estudar para o vestibular. Morador de Rio Verde, município a 230 km de Goiânia, ele cursou a educação básica na rede pública e foi aprovado no fim do ano passado no curso de engenharia do Instituto Federal Goiano.

“Como o material é muito prático e deixa bem explícitas as competências a serem trabalhadas, o professor consegue acelerar os conteúdos”, afirma o estudante.

A secretaria enxerga essa percepção de Gleyson como uma resposta positiva a um projeto que prevê “uma escola que faça sentido ao jovem”. “A escola não pode ficar distante da realidade que os meninos vivem”, afirma a superintendente de Integração Tecnológica da Informação, Rosana Cerosino.

Sob a batuta dela é que foi desenvolvido o aplicativo Palma da Mão, disponível a partir deste ano letivo. O objetivo é que pais e alunos tenham acesso a informações gerais, como boletim escolar, faltas, cardápio, quadro de avisos e até compartilhamento de material didático

 

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