Brasil vence Paraguai na estreia do Pan-Americano de Handebol em Goiânia
- Detalhes
Começou nesta quarta-feira, 21/3, o Pan-Americano de Handebol Júnior Feminino 2018. Até o dia 25 de março, seis seleções disputam no Goiânia Arena o título e também vagas para o Mundial da modalidade, que será realizado na Hungria. O Brasil estreou com vitória sobre o Paraguai, por 30 a 22. O jogo ocorreu logo após a cerimônia de abertura. O evento esportivo é realizado com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).
Representando o governador Marconi Perillo na cerimônia de abertura, a secretária Raquel Teixeira deu as boas-vindas às seleções e falou sobre a alegria dos goianos de serem anfitriões de mais uma competição internacional. "Eu queria que vocês soubessem, principalmente as seleções que vêm de fora, que Goiás gosta muito de esporte e gosta de receber atletas para disputas. Que vença a melhor seleção", disse.
“Temos equipamentos esportivos importantes, e queremos fomentar a prática de atividade física cada vez mais. Como educadora eu sei a importância do esporte na vida do jovem”, completou a secretária ao confessar uma torcida especial “para as três atletas da equipe goiana Força Atlética , que foram escaladas para representar o Brasil nessa competição”. O time de Goiânia, que cedeu Abyda, Juliana e Giulia para a seleção brasileira, é beneficiado pelo Pró-Esporte.
Já o presidente da Federação Goiana de Handebol, Júnior Augusto, disse que essa edição do Pan-Americano marca a conclusão de um ciclo vitorioso. “É um marco, resultado de anos de luta e de preparação. Nos últimos anos o nosso esporte se fortaleceu muito em Goiás, graças ao apoio do governo estadual, da Seduce. E um dos resultados é que hoje estamos sediando essa grande competição. Muito obrigado e boa estadia a todas as seleções visitantes”, comentou.
Sobre a competição
Nesta edição o Pan-Americano reúne em Goiânia as seguintes seleções: Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e República Dominicana. Até o dia 25 de março, as equipes jogam entre si em uma disputa de pontos corridos. A campeã será aquela que conquistar o maior número de vitórias. As três melhores garantem vaga para o Mundial de Handebol a ser realizado em julho, na Hungria.
Criado em 1993, o campeonato internacional tem o Brasil como o maior vencedor. Já são oito troféus da seleção verde e amarela.
[gallery ids="11969,11970,11971,11972,11968,11967,11966,11965"]