Secretária Raquel Teixeira recebe diretores de unidades de período integral

Detalhes

Encontro com os 61 gestores teve objetivo de promover alinhamento pedagógico e administrativo

 

A Secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, recebeu, nesta sexta-feira, 16/3, no gabinete da centralizada, 61 diretores de Centros de Educação em Período Integral (CEPI) de Ensino Médio de todo Estado para uma reunião de alinhamento pedagógico e administrativo.

O "empenho" dos diretores dos CEPIs foi reconhecido pela secretária Raquel Teixeira, que, para ela, têm feito deste modelo de educação um exemplo de "bons resultados". A secretária pontuou ainda que na rede pública cinco CEPIs estão entre as dez melhores escolas do Estado.

Em franca expansão, “a educação em tempo integral é a política educacional do Governo de Goiás”, frisou a secretária que defendeu o caráter acolhedor da escola pública. "A escola é o único espaço compensatório da realidade do aluno. A beleza da escola pública é esta", pontuou. A rede pública estadual tem 204 escolas de educação em tempo integral. Só este ano, 40 novas unidades do modelo de ensino inovador estão em processo de implantação.

No encontro, os diretores trocaram experiências, listaram os pontos de melhoria para a gestão das unidades de ensino e também teceram elogios ao conceito educacional implementado em Goiás.

Os diretores afirmaram que a educação em período integral tem contribuído para a melhoria nos índices de aprendizagem, envolvimento dos professores, e que em muitas unidades há lista de espera para ingresso dada a aprovação por parte dos alunos.

Diretor do CEPI Syllvio de Melo, em Morrinhos, implantado em 2013, João Batista Eduardo Silva, afirma que o modelo de educação integral transformou a realidade dos alunos. Segundo ele, 55% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio dos anos 2016 e 2017 foram aprovados em vestibulares de faculdades públicas e alguns dos alunos para cursos muito disputados como agronomia, engenharia civil e medicina.

“Além de ser uma vitória individual da família do aluno, isto cria um clima nos alunos que estão na escola de que eles podem realizar um sonho. Esta é a maior vitória das escolas de tempo integral”, arremata.

[video width="1280" height="720" mp4="https://site.seduce.go.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Reunião-com-os-gestores-dos-CEPIs-zap.mp4"][/video]

 

O CEPI Divino Pai Eterno foi implantado no final do ano passado. À época, alunos realizaram uma ocupação da unidade contra a mudança. O diretor Rosivelton do Amaral Nunes conta que a unidade tem 488 alunos e há lista de espera para ingresso. “Hoje, alguns dos alunos que participaram do movimento de ocupação estudam no CEPI e querem ajudar na divulgação do colégio”, conta.

O modelo de educação em período integral é apontado por Raquel Teixeira como uma necessidade frente às demandas do Século 21. A secretária lembrou também que o papel dos diretores será fundamental para o sucesso das mudanças na educação como a Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular e a implementação do desenvolvimento das Competências Socioemocionais, por meio do caderno Aprender+.

Ao final do encontro, a secretária Raquel Teixeira recebeu diversos homenagens dos diretores como símbolo de agradecimento pela "oportunidade de trabalhar nos CEPIs".

Também participaram do encontro a superintendente de Inclusão da Seduce, Márcia Antunes, responsável pelas escolas em tempo integral da Seduce  e a coordenadora da equipe de implantação Silvone Melchior.

 

Goiânia, 16 de março de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce

  

 

 

[gallery link="file" columns="2" ids="11813,11814,11812,11811,11818,11817,11816,11815"]

Goiânia, 16 de março de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce