Gestores escolares de Goiânia conhecem novidades tecnológicas da Seduce

Detalhes

Um encontro ocorrido na tarde desta sexta-feira, 16/3, apresentou aos diretores, coordenadores, secretários e tutores das escolas estaduais de Goiânia algumas das novidades tecnológicas implantadas recentemente na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás). O objetivo da reunião, ocorrida no auditório do Instituto Educacional Emmanuel, foi incentivar o uso das novas plataformas e expandir tal conhecimento para alunos e pais ou responsáveis.

 

Lançado no último dia 6 de março pelo governador Marconi Perillo e pela secretária Raquel Teixeira, o Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Educacional inclui a distribuição de 7,5 mil computadores para as escolas; a reformulação dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs); e a criação de plataformas e aplicativos que facilitam a vida de toda a comunidade escolar. Tais ferramentas foram a principal pauta do encontro desta sexta-feira.

 

Gestora do NTE Central, Mara Letícia começou a reunião apresentando o plano tecnológico. “É um projeto muito bacana para as escolas. Ele vai colocar a tecnologia como uma ferramenta para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos”, explicou. Também informou que cada escola receberá seis computadores para uso administrativo e da sala de professores. Reforçou, ainda, que os 26 NTE’s espalhados pelo Estado passarão por uma transformação e se tornarão polos de educação, além de continuarem oferecendo suporte às unidades escolares.

 

Aprender + Inovação

Denise Bueno, do NTE de Goiânia, apresentou detalhes sobre uma das novidades. “A tecnologia invadiu a sala de aula. E para iniciar o trabalho de inovação nas nossas escolas, na nossa rede, precisamos conhecer as ferramentas que farão parte do nosso cotidiano”, disse. De acordo com ela, o projeto “Escola Digital” oferece aos alunos e professores cerca de 20 mil conteúdos pedagógicos digitais. Em Goiás, a ferramenta foi batizada de Aprender + Inovação.

 

A plataforma on-line pode ser utilizada por todos os gestores, professores e alunos de Goiás graças a uma parceria entre a Seduce, o Instituto Natura, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Inspirare. O Aprender + Inovação foi inteiramente customizado, se adequando ao projeto goiano de inovação. Ele pode ser acessado gratuitamente pelo seguinte link: www.aprendermaisinovacao.go.gov.br .

 

Denise também disse que, em breve, a Seduce vai oferecer o curso Tecnologia na Educação. “Serão quatro módulos, e o objetivo é formar professores, coordenadores, gestores e tutores escolares para o uso da plataforma Aprender + Inovação”, informou.

 

Palma da Mão

Já o aplicativo Palma da Mão foi criado pela própria Seduce. O app está disponível para download gratuito no sistema Android e, a partir de abril, iOS. O professor Leonardo Dantas, do NTE de Goiânia, apresentou vídeos e explicou o passo a passo de como instalar o conteúdo no celular.

 

Conforme explicou Leonardo, para se cadastrar, o pai/responsável ou aluno deve fornecer alguns dados pessoais. Concluída a instalação, cada um terá acesso ao conteúdo específico para o seu perfil. “Os pais, por exemplo, poderão acompanhar a rotina dos filhos, como notas, faltas, plano alimentar. E os alunos poderão utilizar um mural de recados, para conversar com professores, acessar os horários das aulas e dar nota para o cardápio da merenda”, resumiu.

 

Diretor do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) do Setor Finsocial, Elton Ferraz participou do encontro e disse estar satisfeito com as novidades. “É um projeto interessante. O Palma da Mão, por exemplo, vai facilitar o acesso dos pais ao desempenho de seus filhos na escola. Até então a gente ficava vinculado só aos resultados impressos. Apresentar esse conteúdo on-line é uma evolução. Para os alunos também será positivo, pois o conteúdo disponível vai auxiliar no seu aprendizado”, refletiu Elton.

 

Sobre a disseminação das novidades, o diretor acha que não encontrará dificuldade. “Para o aluno é muito fácil. Os jovens são curiosos e, naturalmente, gostam de tecnologia. Já os pais, pretendemos fazer um trabalho de divulgação. Na nossa escola eles têm boa participação, então acho que vão corresponder positivamente ao chamado”, completou o gestor escolar.

 

Goiânia, 16 de março de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás