Concurso Goiás na Ponta do Lápis premia estudantes goianos

Durante a premiação Marconi Perillo e Raquel Teixeira foram homenageados. O concurso teve mais de 300 mil alunos da rede estadual inscritos

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira representou nesta quinta-feira, 8/3, o governador Marconi Perillo na premiação final do Concurso Goiás na Ponta do Lápis. A solenidade foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Goiânia e premiou estudantes de todo o Estado. Juntamente com a diretora Maria Angélica Ramos Crispim de Deus, que representou os gestores da educação de Goiás, o governador e a secretária foram homenageados.

O Concurso de Redação, Desenho, Fotografia e Vídeo é realizado pelo jornal Tribuna do Planalto desde 2005 com apoio do Governo de Goiás e da Seduce. A 13° edição da competição teve como tema “Educação Alimentar – Em Busca de uma Vida Saudável” e premiou 21 vencedores em sete categorias.

Para a secretária Raquel Teixeira, o Goiás na Ponta do Lápis contribui com a formação dos estudantes, já que proporciona o estímulo à comunicação e a à curiosidade e gera o envolvimento de famílias e escolas. “É uma oportunidade de conscientizar alunos para temas importantes, estimulá-los a pesquisar e se expressarem”, disse.

As Coordenações Regionais de Iporá, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Goianésia foram destaque com mais de um campeão. A Coordenadora Regional de Goianésia, Maria Umbelina Pereira Ruggeri explica que na cidade é realizado um trabalho junto às escolas para incentivar a participação dos estudantes e que o conteúdo é trabalhado dentro de sala de aula. Para Maria Umbelina os bons resultados em concursos como o Goiás na Ponta do Lápis contribuem com a autoestima dos alunos e servem de incentivo na comunidade escolar. “Os alunos se sentem valorizados, são marcas que ficam para sempre” explica.

O Goiás na Ponta do Lápis premiou os estudantes nas primeiras colocações de cada categoria com notebooks, o segundo lugar recebeu um tablet e o terceiro, um smartphone. Os primeiros colocados e seus professores orientadores também foram contemplados com um final de semana, com todas as despesas pagas, em Caldas Novas, com direito a um acompanhante.

O concurso também concedeu aos selecionados da categoria Ensino Médio uma bolsa de estudos da Faculdade Sul Americana (Fasam) para qualquer um dos cursos ofertados pela instituição. O primeiro lugar foi premiado com desconto integral, o segundo com desconto de 80% e o terceiro com desconto de 60% no curso escolhido.

A estudante de 18 anos Gabriely Pereira de Amorim, primeira colocada na categoria Ensino Médio, vê a premiação no concurso como uma devolutiva de toda a atenção dada aos seus estudos. “Foi como um retorno da minha dedicação e da dedicação dos meus professores e da minha escola” disse. A ex-aluna do Colégio Estadual Analícia Cecília Barbosa da Silva, em Amorinópolis, conta que sempre participou do concurso e que os alunos foram encorajados pela unidade escolar a participar.

Seleção

Os estudantes que chegaram à etapa final do concurso são aqueles que se classificaram em primeiro lugar nas seis categorias durante as 40 premiações regionais, uma para cada Coordenação de Educação, Cultura e Esporte. Nesta fase, os primeiros classificados ganharam como prêmio uma bicicleta, além de medalhas e certificado de participação.

Na fase regional o concurso premiou mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por todo o Estado. Também foram agraciadas 96 produções em vídeos. As categorias de Vídeo, Fotografia e Desenho são ampliações da competição, que nos primeiros anos de realização selecionava apenas redações.

Este ano o concurso recebeu mais de 330 mil inscrições da rede estadual de ensino. A iniciativa busca estimular a reflexão e o debate em torno de temas que contribuam para a formação integral das crianças e jovens.

Confira a lista de premiados: FINALISTAS GOIÁS

Homenagens

Durante a solenidade, o governador Marconi Perillo e a secretária Raquel Teixeira foram homenageados. A condecoração é um reconhecimento ao apoio dado por Marconi e Raquel ao Concurso de Redação, Desenho, Fotografia e Vídeo e aos investimentos do Governo de Goiás na área educacional, que contribuíram para que o Estado alcançasse o topo do ranking nacional e se destacasse no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A secretária também foi homenageada à tarde, durante o almoço da competição para Coordenadores regionais.

Além de Raquel Teixeira e coordenadores regionais, também estavam presentes no evento o presidente do Jornal Tribuna do Planalto, Sebastião Barbosa da Silva, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcos Elias e o Vereador Eduardo Prado.

[gallery ids="11444,11443,11445,11442"]