Aluna recebe homenagem após 38 anos afastada dos estudos

Dalva Caetano da Silva voltou à sala de aula após quase quatro décadas longe dos livros. Desempenho exemplar fez dela a melhor aluna da escola

Foram mais de 40 anos entre a pausa nos estudos e o reconhecimento como melhor aluna do Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) Universitário. Neste período, a estudante Dalva Caetano da Silva, de 54 anos, ficou 38 anos afastada da sala de aula, mas o tempo não a fez perder a paixão pelo aprendizado.

A jovem senhora estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental, mas teve que abandonar a escola porque o pai dizia que ela não precisava estudar. “Eu casei muito jovem, os filhos vieram, e eu me vi impossibilitada de estudar. Eu acreditava que nem era possível mais voltar à sala de aula”, completa.

Dalva foi um dos 1.150 alunos homenageados na entrega da Comenda Nion Albernaz, realizada, nesta quarta-feira, 7/3, no Ginásio Goiânia Arena, em Goiânia. Além dos estudantes, 1.150 diretores das unidades de ensino também receberam a honraria, juntamente com o governador Marconi Perillo, o ex-governador José Eliton e ex-governadores.

A conquista da aluna foi possível graças a muito “esforço e dedicação”. Ela conseguiu uma média geral nas notas de todas as disciplinas igual a 9,7. Agora, a aluna cursa o último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vai concluir, em abril, o Ensino Médio. “Meus filhos estão orgulhosos de mim. Eu tenho um neto de 17 anos e uma de 12 anos, então, eu sei que sou espelho para eles e para muitos colegas de escola”, reconhece Dalva.

A aluna conta que o tempo que passou sem estudar até poderia ser um obstáculo, mas isso foi compensado pelo “ótimo” atendimento educacional. “Esse colégio (Ceja Universitário) é uma honra muito grande para mim. Eu só tenho que agradecer a Deus e a todos que me ajudaram. A equipe da escola me recebeu super bem”, elogia.

Comenda

A honraria foi criada para homenagear o entusiasmo dos que amam a Educação e a adotam como uma forma de contribuir para um mundo melhor. Visa, ainda, o reconhecimento daqueles que, no exercício de suas funções, atuam ou atuaram para fortalecer a Educação Pública em Goiás.

A comenda foi idealizada no final de 2017 pela secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

Goiânia, 8 de março de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce