Diretores de NTEs recebem primeira formação da Plataforma Escola Digital
- Detalhes
Diretores dos 26 Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs) de Goiás iniciaram na manhã desta quarta-feira, 7/3, a primeira formação da plataforma ‘Aprender +inovação’, que integra a rede colaborativa Escola Digital. Eles serão multiplicadores do uso das ferramentas tecnológicas para que todos os professores da rede possam aplicar a tecnologia em sala de aula.
A plataforma de Goiás, denominada ‘Aprender +inovação’, foi desenvolvida pela equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), comandada por Rosana Cerosino. As primeiras ações da plataforma são as capacitações e formações, conduzidas pelo coordenador da Escola Digital, Caio Valiengo.
Após essa primeira etapa, os coordenadores de NTEs serão responsáveis pelo cadastro de diretores e professores de toda a rede na plataforma digital. Com o cadastro, eles terão acesso a cursos online de instrução sobre como utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma a fim de garantir o pleno funcionamento da novidade. Também permite que professores elaborem planos de aula on-line e compartilhem com toda a rede conectada ao Escola Digital.
O ‘Aprender +inovação’ é um braço da rede Escola Digital, que foi desenvolvida em 2013 pelo Instituto Natura, Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Inspirare, parceiros da Seduce. A rede concentra iniciativas de 22 estados, que possuem em suas plataformas customizadas vídeos, infográficos, mapas, jogos, simuladores, e-books de todas as disciplinas, entre outras ferramentas.
A iniciativa visa incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico, inspirar práticas inovadoras em sala de aula e promover maior motivação, engajamento e participação dos alunos em atividades com os conteúdos, considerando que a tecnologia já é realidade no dia a dia das crianças e dos jovens do século 21 e também no ambiente escolar.
O ‘Aprender +inovação’ é uma das ações do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação, lançado nessa terça-feira, 6/3, pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, e pela secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, e que tem como objetivo promover uma verdadeira revolução digital no Estado. Na ocasião, foram distribuídos 7,5 mil novos computadores, seis por escola, para uso administrativo e de professores.