Goiás realiza Semana D da BNCC de 6 a 9 de março

Detalhes

As escolas públicas de Goiás estão se mobilizando para a Semana D da BNCC, que será realizada entre os dias 6 e 9 de março. Durante esses dias, as unidades que possuem Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II vão discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Estado. O evento ocorre com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás).

Superintendente de Ensino Fundamental, Luciano Lima informou que a Seduce está encaminhando material de apoio para todas as 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Crece) e unidades escolares. O objetivo é orientar os diálogos que devem ocorrer ao longo da Semana D. Gestores, equipe pedagógica, professores e demais membros da comunidade escolar estão convidados a participar da discussão.

“A meta é que a BNCC seja implementada até o final do ano. A discussão do assunto nas escolas é um momento ímpar. Temos a oportunidade de protagonizar as mudanças que vão nortear as futuras gerações. Todo esse trabalho envolvendo a BNCC vai promover equidade na educação do país”, explicou o superintendente.

Coordenadora Estadual de Currículo, Abadia de Lourdes da Cunha disse que o foco do evento será analisar as 10 competências básicas da BNCC. Ao final da Semana D, a orientação é que as unidades escolares registrem a discussão em forma de ata e enviem à plataforma on-line elaborada pelo Ministério da Educação. “É importante sensibilizar a comunidade escolar, pois todos precisam entender a importância da contribuição para reelaboração do currículo em Goiás”.

 Entenda a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A Base é uma referência obrigatória, mas não é o currículo. Seu papel será justamente o de orientar a revisão e a elaboração dos currículos nos estados e nos municípios. A BNCC estabelece os objetivos que se espera que os estudantes venham a atingir, enquanto o currículo define como alcançar esses objetivos. De maneira simples, é possível afirmar que a Base indica o destino onde se quer chegar. O currículo traça o caminho.

A BNCC foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, no dia 20 de dezembro de 2017.

Portal

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Já se encontra disponível, na internet, o novo portal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), lançado recentemente pelo Ministério da Educação. A página foi criada com o objetivo de ser uma referência de apoio aos estados e municípios para a construção, de forma colaborativa, dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental.

Gestores, técnicos, professores e demais interessados poderão ter acesso direto a materiais de consulta e ferramentas digitais em um mesmo espaço. Será possível, entre outras comodidades, consultar o documento da BNCC de forma simplificada e interativa, aplicando os filtros e recortes desejados para atender as necessidades específicas de cada um.

Vídeo da Secretária Raquel Teixeira sobre o Dia D da BNCC

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=uGmo6XEhZ-c[/embed]