Paralelo 16º encerra programação neste fim de semana no Teatro Goiânia

Detalhes

A mostra é mais uma iniciativa contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura

 

Cinco espetáculos fecham a programação da Mostra de Dança Profissional Paralelo 16º, neste fim de semana, no Teatro Goiânia. Nesta sexta-feira, 23/2, o público poderá conferir as produções goianas Cartas de Frida, do Grupo Contemporâneo, e Sr. Will, da Giro8 Cia. de Dança. No sábado, 23, estará em cartaz a Cia. Siameses, de São Paulo (SP), com a montagem Rubedo, e também, a produção Sobre a Pele, do grupo goiano Das Los. No domingo, 25, o destaque é o grupo argentinho Pablo Rotemberg, que encerra a mostra com a peça La Wagner.

A nona edição da mostra Paralelo 16º foi aberta em Goiânia no dia 16/2, com 14 espetáculos, ocupando diversos espaços da capital, como praças, bares, shoppings e teatros. O evento é uma realização da Quasar Cia de Dança, da Associação Quasar de Cultura e da Arte Brasil Eventos. O projeto tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, mecanismo do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Todas as atividades são gratuitas, mas o evento promove uma campanha de arrecadação de mantimentos para Vila São José Bento Cottolengo (Trindade/GO), solicitando aos espectadores a doação de um quilo de alimento não perecível.

Espetáculos

Cartas de Frida é inspirado nas cartas de amor escritas pela pintora mexicana Frida Kahlo. A montagem é Idealizada e concebida pela bailarina e coreógrafa Luciana Caetano, e retrata a força e a intensidade das relações da artista mexicana, baseadas em cartas que revelam uma mulher tão forte quanto sua dor e seu amor.

O espetáculo Sr. Will, da Cia. Giro 8 estimula a plateia a pensar sobre o corpo e suas infinitas possibilidades. A produção, que tem apoio da Lei Goyazes, da Seduce, busca discutir como as relações humanas se constroem, se modificam e se intensificam a partir da interação e de experiências vividas em um ambiente cotidiano permeado por tecnologias.

O diretor Maurício de Oliveira, da companhia paulista Siiameses leva em cena a peça Rubedo, que, em meio a movimentos entrelaçados, representa a conciliação do corpo com a redescoberta do seu espaço interior. Segundo Mauricio de Oliveira, é como se o corpo assumisse sua alma entendendo assim, sua função e sua existência.

A Companhia de Dança Siameses foi criada em 2005, na cidade de São Paulo, e tem direção do bailarino, coreógrafo e artista plástico, Maurício de Oliveira. O trabalho do grupo baseia-se em fundir informações provenientes do estudo da Hatha Yoga (Iyengar), do balé clássico e de outras técnicas corporais que favoreçam a apreensão dos mecanismos de funcionamento da estrutura de integração corpo e mente.

Já o espetáculo Sobre a Pele é inspirado na obra de Roland Barthes, e traz como linguagem o corpo, cujo objetivo é levar o público a pensar e refletir as relações humanas.

Destaque Internacional

O grupo argentino Pablo Rotemberg sobe ao palco no domingo, apresentando La Wagner, espetáculo vencedor do Prêmio Teatro del Mundo. Considerada eletrizante, a obra envolve preconceito associado à feminilidade, denúncias, violência, sexualidade, erotismo e pornografia. A diretora e idealizadora da mostra, Vera Bicalho, classifica a peça como extremamente forte, impactante, que trata de questões pertinentes ao universo feminino, suas lutas, anseios e desejos.

O Teatro Goiânia é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e funciona na Av. Tocantins, com a Av. Anhanguera, no Centro.

 

Confira a programação do teatro:

23/02 - (sexta-feira) 20h - Cartas de  Frida - Grupo Contemporâneo de Dança - GO

21h - Sr. Will - Giro8 - Cia de Dança - GO

24/02-(sábado) 20h - Rubedo - Cia de Dança Siameses - SP

21h - Sobre a Pele  - Das Los Grupo de Dança - GO

25/02-(domingo)20h - Lá Wagner – Pablo Rotemberg  -(ARG)