Formação em Educação Infantil reúne gestores municipais em Goiânia
- Detalhes
Abertura contou com a presença da secretária Raquel Teixeira e palestra com professor doutor Levindo Carvalho, da UFMG
A educação infantil é o único ciclo da educação atrelado ao tempo da vida. Em diferentes idades, uma pessoa pode fazer ensino médio e ensino superior, por exemplo, mas um adulto não pode voltar à educação infantil. Por isso, nesse ciclo, a dimensão centrada no sujeito, em suas percepções e experiências de vida. Essa reflexão trazida pelo professor doutor Levindo Carvalho, da UFMG, abriu a aula inaugural da Iª Formação em Serviço para os Profissionais da Educação Infantil das Secretarias Municipais de Educação de Goiás, com o tema Princípios e Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, no Hotel San Marino, nessa quarta-feira, 21/02, em Goiânia. A palestra teve o tema Educação e desenvolvimento da criança na primeira infância’. Essa primeira etapa da Formação segue até sexta-feira, dia 23/03.
O evento é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Ministério da Educação (MEC), e integra o desafio de promoção do acesso à Educação Infantil do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI) do Governo de Goiás.
Segundo a secretária Raquel Teixeira, a participação no evento traz o compromisso de criar as condições positivas de trabalho nas escolas para os professores e alunos e para o envolvimento das famílias. "Sozinho eu vou mais rápido, junto eu vou mais longe.", disse Raquel. Para ela, independente da rede pública ser estadual ou municipal, o objetivo é que todos as crianças e jovens nascidos e criados em Goiás tenham a oportunidade de desenvolver o seu potencial pleno, nos aspectos afetivo, cognitivo, cultural, social, emocional, psicológico, filosófico e espiritual.
Também estiveram na abertura da Formação Raquel Ribeiro Martins, representando o Ministério da Educação (MEC), Cristiano Prado, especialista do Programa para Cluster pessoas e prosperidade (PNUD), autoridades federais e estaduais e representantes da área da Educação.
Participaram do evento 152 profissionais de educação de 52 municípios do Estado. O objetivo da formação é fortalecer a capacitação dos gestores municipais para promover a expansão e o aprimoramento da qualidade na Educação Infantil no Estado. Fundamentos, concepções e práticas sobre infância e educação infantil no Brasil; Estado, Família, escola e sociedade: inter-relações e responsabilidades na educação das crianças de 0 a 5 anos são alguns dos temas a serem tratados ao longo da formação.
Nessa quinta e sexta-feira, ministrarão as formações os professores: Drª. Mônica Martins Samia (UFBA), Ms. Rita Margarete Moreira Santos (Uneb) e a Ms. Lilian Galvão (UFPB).
Investimento
O evento está alinhado ao Programa Primeiros Passos – Educação Infantil, braço do GMCI, por meio do qual serão investidos, até 2019, R$ 222.353.440,00 para ampliar em mais de 45 mil vagas o atendimento em creches e na pré-escola. A formação é uma continuação da proposta da Seduce de investir na formação dos gestores municipais, cujo primeiro passo foi a realização do I Seminário de Educação Infantil, realizado em agosto de 2017, em Goiânia, também em parceria com o Pnud e o MEC. A segunda etapa da formação está marcada para os dias 14, 15 e 16 de março também na capital.
Goiânia, 22 de fevereiro de 2018.
Comunicação Setorial da Seduce
[gallery ids="10992,10991,10990,10989,10988,10987,10986"]