Bate-papo ao vivo do O Popular tira dúvidas sobre o Profen

Coordenador regional de Educação, Cultura e Esporte de Goiânia, Marcelo Oliveira participou de um bate-papo ao vivo na tarde desta quinta-feira, 15/2, no jornal O Popular. A entrevista conduzida pelo jornalista Márcio Leijoto teve como tema o Programa de Fortalecimento do Ensino Médio Noturno (Profen). A iniciativa da Seduce Goiás foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e já está em funcionamento desde o ano passado.

A entrevista, transmitida ao vivo pelo Facebook, começou citando os desafios que os Estados estão enfrentando para tornar o Ensino Médio noturno mais atrativo, contribuindo para redução da evasão escolar e do baixo nível de aprendizado. Márcio Leijoto até citou que em alguns Estados os estudantes já são migrados diretamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao passo que em Goiás, foi criado o Profen.

“Goiás está criando uma experiência inédita. Resolvemos dar opções para quem estuda à noite. Ao optar pelo noturno, o aluno pode fazer o Ensino Médio com foco no prosseguimento de estudos, como Enem e vestibulares; na EJA, para aqueles com a idade mais avançada; ou na educação profissionalizante. A ideia do Profen é essa, de ter no mínimo três opções para o estudante trilhar seu próprio caminho, ser um protagonista”, disse Marcelo.

O coordenador regional explicou que o programa foi criado com base na Lei nº 13.415 que, entre outras coisas, dá autonomia para os Estados criarem projetos voltados ao fortalecimento do ensino noturno. “A ideia do Profen é ressignificar, ou seja, oferecer um modelo de ensino que seja acolhedor, que consiga levar em consideração a rotina dos alunos que estudam no noturno e os deixem motivados”, argumentou o coordenador regional.

O Profen foi instituído em 2017 com a proposta de atender, inicialmente, algumas regionais. Contudo, devido à boa aceitação da comunidade escolar, passou por reformulação e agora abrange toda a rede pública estadual. Analisado e aprovado recentemente pelo CEE, o projeto prevê que os estudos devem durar três anos, conforme esclareceu Marcelo. “Então o aluno vai cursar quatro períodos obrigatórios, onde há um programa curricular a cumprir e, no terceiro ano ele, vai fazer opção que melhor encaixar nos seus objetivos”.

Assista a íntegra da entrevista

Saiba mais sobre o Profen

Goiânia, 15 de fevereiro de 2018