Museu Zoroastro - 72 anos

Detalhes

Artigo publicado no jornal O Popular ( 6/2/2018)

O Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga, criado pelo decreto nº 383 de seis de fevereiro de mil novecentos e quarenta e seis, durante o governo interino de Eládio de Amorim, com o nome de Museu Estadual, completa 72 anos. O Edifício do Museu foi projetado, no inicio dos anos de 1940, e destaca-se pela arquitetura em estilo art decó. Edifício épico, sendo considerado um dos mais belos da cidade.

O Idealizador do Museu foi o insigne professor Zoroastro Artiaga, durante o período em que era diretor do Departamento de Cultura- hoje Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte – Seduce.  O ilustre professor, que também era jornalista, advogado e historiador, foi um goiano extremamente dedicado ao aprimoramento do museu, às pesquisas sobre Goiás, à vida cultural goiana, e um sonhador fascinado pelas riquezas do subsolo goiano e do bioma Cerrado.

Assim que o Museu foi criado, o professor Zoroastro Artiaga foi indicado para ser seu primeiro diretor, função que desempenhou, brilhantemente, por 10 anos.  Ao assumir a direção envidou esforços, no sentido de enriquecer o acervo do Museu.

O acervo – sendo a maior parte do próprio professor Zoroastro - era composto de:  minerais e rochas, recursos naturais, objetos do folclore goiano, documentos históricos e uma grande quantidade de jornais e revistas que se referem à história goiana, além de objetos, como a hélice do primeiro barco a vapor a navegar pelo Rio Araguaia. Em 1990, outras coleções foram inseridas ao acervo existente para a realização da Primeira Exposição de Longa Duração, do Museu. Trata-se de uma exposição que tem sido revitalizada, periodicamente.

Hoje o Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga, escola de educação não formal, ou “escola ativa e perene” , segundo Artiaga, tem sido apreciado, diariamente, por alunos, professores e demais visitantes do Brasil e do mundo, pelo seu acervo eclético, representativo do Patrimônio Histórico e Artístico de Goiás, composto de: Arte Indígena, exemplares da Fauna, Flora e Biodiversidade do Cerrado, Laboratório de Arqueologia, Geologia, Mineralogia, Espaço Natural, Arte Sacra, Biblioteca, Sala da Casa Caipira, Sala Zoroastro Artiaga, Auditório Henrique Silva, Sala do Artista Popular, Imprensa Goiana, Artesanato Popular e diversas obras de pintores renomados, a exemplo de Olinto Aldrigo e Frei Confaloni. O Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga recebe em média, atualmente, 600 visitantes por mês. Seu legado é vasto e certamente permanecerá continuamente como “O Museu da História de Goiás”.

Profª. Ms. Neusa Maria Silveira de Almeida

Diretora do Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga, 2018