Calourada especial na exposição ABC Confaloni no MAC Goiás

Detalhes

Uma turma de 68 estudantes universitários viveu uma experiência diferente hoje no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC). Eles visitaram a exposição “ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras” e participaram de dinâmicas de sensibilização como parte do Projeto Cria, que propõe uma recepção criativa e amigável aos calouros dos cursos de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

Antes de entrar no Museu, os alunos tiveram os olhos tapados por vendas. Em seguida, foram encaminhados ao salão principal, onde estão expostas cerca de 300 obras e objetos pessoais de Frei Nazareno Confaloni. Ainda vendados, fizeram exercícios de sensibilização tátil e auditiva. Por fim, puderam tirar as vendas. “Eles ficaram surpresos e alguns se emocionaram”, relata a professora Virgínia Guimarães.

Acompanhados por monitores e pelos professores Nancy de Melo, Renato Fonseca e Filomena Gouvêa, o grupo percorreu toda a exposição dedicada ao precursor do modernismo em Goiás. Por fim, os estudantes materializaram a experiência em desenhos e pinturas. Os trabalhos, segundo Virgínia, farão parte de uma exposição na Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás. A professora, que foi aluna e trabalhou no ateliê do frei, quer agora levar alunos veteranos e colegas docentes para conferir a mostra “ABC Confaloni”.

Diretora do MAC Goiás, Márcia Pires ressalta a importância de iniciativas como esta para a formação do senso estético e a trajetória dos futuros arquitetos e designers. “O Museu de Arte Contemporânea de Goiás tem buscado sempre estimular as visitas e outras ações em parceria com instituições educacionais, contemplando todas as fases, do ensino fundamental à universidade”, lembra ela.

O MAC Goiás é unidade da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), abrigada no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A exposição “ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras” segue em cartaz no Museu até 25 de fevereiro de 2018, com entrada franca. A mostra fica aberta à visitação pública de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, de 11 às 17 horas.

 

[gallery link="file" ids="10647,10648,10649,10650,10651"]