Formatura da primeira turma do Programa Goiás Sem Fronteiras graduou 125 alunos

O governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton participaram, na noite desta terça-feira, 30, da solenidade de formatura dos 125 alunos selecionados pelo Programa Goiás Sem Fronteiras, desenvolvido pela Secretaria de Governo. Os estudantes, todos de escolas públicas, fizeram intercâmbio de um mês na City University, em New Jersey, nos EUA.

Marconi frisou que a educação e a área social sempre tiveram atenção e prioridade em seus quatro governos. Citou programas como o Bolsa Universitária, o Ciência Sem Fronteiras e o Passe Livre Estudantil, além da criação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que ajudaram e ajudam milhares de estudantes.

“Sonhei muito, como governador do Estado, com esse dia, com o dia em que vocês pudessem conhecer o mundo e se globalizar”, afirmou, acrescentando que durante anos, no processo de amadurecimento do Programa Goiás Sem Fronteiras, visitou diversas universidades em vários países.

A presença do representante da City University na solenidade foi apontada pelo governador como o reconhecimento da Academia com a dedicação dos jovens estudantes.

“Vocês voltam mais amadurecidos, mais cheios de conhecimento, com mais garra e determinação. Dão início a uma revolução do diálogo, da paz, concordância, ética, virtude, princípios, valores e coerência”, concluiu Marconi.

O vice-governador Zé Eliton destacou a importância do intercâmbio para a formação acadêmica e pessoal dos 125 estudantes. “Trata-se de uma conquista extremamente importante para vocês, fruto da atuação dinâmica do governo do Estado durante todos esses anos”.

Reafirmou o compromisso dele com a continuidade dos programas sociais e com apoio irrestrito à educação. “Reafirmo o meu compromisso por meio de programas sociais já em curso no Estado, programas esses que propiciam a revolução que o País espera”, declarou.

Formandos agradecem a Marconi pela oportunidade de intercâmbio nos EUA

Gratidão e oportunidade foram as duas palavras mais mencionadas na noite de formatura dos 125 alunos selecionados pelo Programa Goiás Sem Fronteiras. Estudantes de escolas públicas, eles fizeram intercâmbio de um mês na City Universit, em New Jersey, nos EUA. A solenidade foi no Auditório da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Área 5.

“Foi uma oportunidade incrível que o governador Marconi Perillo proporcionou a nós, estudantes de escolas públicas. Nós não teríamos a oportunidade de fazer uma viagem internacional e de aprimorar uma segunda língua. Então sou muito grata ao governador”, afirmou Letícia Gama, de 17 anos.

O estudante Lucas Ribeiro de Castilho disse que Marconi proporcionou uma oportunidade que jamais ele teria. “Como estudante de escola pública de baixa renda, seria impossível custear uma viagem deste porte, ou seja, o senhor nos proporcionou uma experiência que talvez nunca tivéssemos.

Bárbara Lis Barbosa Martins afirmou que o conhecimento adquirido por ela e os colegas será usado para o bem da comunidade e para instigar pessoas a estudar. “Pois este é o único caminho e nada disso pode ser retirado de nós”, acrescentou.

Além do conhecimento educacional, Maria Eduarda Campos Teixeira citou o crescimento pessoal: “Estou muito feliz com esta viagem e confesso que cresci emocional e intelectualmente, pois sai da minha zona de conforto, do meu Porto Seguro. Conheci uma nova cultura e, sobretudo, adquiri conhecimentos”.

Luiz Felipe de Faria Silva citou a experiência de alguns com a primeira viagem de avião. “Foi incrível passar o período de um mês em uma imersão cultural, muitos dos meus amigos não tinham sequer andado de avião. Esse programa deu a oportunidade que muitos jamais teriam”, observou.

Katiane Assis Bueno falou sobre a felicidade de sair de Goianira para fazer a primeira viagem internacional: “Em pequenas cidades se produzem grandes sonhos. Sou muito feliz com a oportunidade e espero, do fundo do coração, que o Programa Goiás sem Fronteiras realize os sonhos de muitas outras pessoas”.

Ana Carla Moreira falou sobre o empenho do governo em enviar os jovens. “Sem o esforço e a dedicação do governador Marconi Perillo não haveria um ato como este que aperfeiçoa a educação no Estado de Goiás”, disse.

Ronaldo Garcia Silva pediu a continuidade do programa. “Por favor, não deixe este Programa morrer, que ele aconteça a cada ano para que outros estudantes de escola pública tenham a mesma oportunidade que eu tive”, solicitou o aluno.

Laryssa de Souza Lopes falou sobre a diversidade de experiências adquiridas na viagem. “O programa não se limitou a experiências profissionais e acadêmicas, mas também me ensinou bastante sobre relações sociais, independência e convivência”, explicou.

Gabriel Henrique de Morais também falou da experiência. “Pude perceber qualidades singulares em nosso país que passavam, muitas vezes, despercebidas. Agradeço e espero que a oportunidade perdure para atingir outros jovens goianos”, assinalou.

Goiânia, 30 de janeiro de 2018

[gallery link="file" ids="10593,10596,10594,10595"]