População do entorno do DF ganha duas novas escolas padrão século 21

Uma das unidades funcionará como colégio da Polícia Militar. Instituições de ensino vão oferecer quase 2 mil novas vagas no Ensino Fundamental e Médio

A população do entorno do Distrito Federal passa a contar, a partir deste semestre, com duas novas escolas estaduais padrão século 21. As unidades educacionais foram inauguradas nesta quarta-feira, 24/01, pelo governador Marconi Perillo, pelo vice-governador José Eliton e pelo superintendente executivo de Educação, professor Marcos Tucano, que representou a secretária Raquel Teixeira no evento. Também participaram das duas solenidades diversas autoridades políticas, como deputados federais e estaduais, secretários de Estado, vereadores e prefeitos da região.

A primeira instituição de ensino a ser inaugurada foi o Colégio Estadual Bairro Cruzeiro do Sul, no Parque São Bernardo, em Valparaíso. A escola, que vai atender cerca de 500 alunos de Ensino Médio em tempo integral, tem valor total de investimentos de R$ 4.226.293,93. De acordo com a diretora Gislene Mendes, as aulas terão início no próximo dia 5 de fevereiro e 80% das vagas já estão preenchidas. A gestora elogiou o governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton pelo compromisso com a educação pública de qualidade e por tratar o setor educacional como prioridade. “Essa obra é muito significativa, pois vai atender a população de uma região de alta vulnerabilidade social entre os jovens, que agora poderão passar o dia todo na escola e sair daqui com uma excelente formação”, destacou ela.

Colégio militar

A outra obra inaugurada foi o Colégio Estadual Jardim Dom Bosco, na Cidade Ocidental, com custo de R$ 4.287.400,81. O primeiro semestre letivo também terá início no dia 5 de fevereiro, mas a nova unidade educacional funcionará como Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPMG). A escola tem capacidade para atender até 1.200 alunos distribuídos em turmas de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Com investimentos de mais de R$ 8 milhões do programa Goiás na Frente, os dois novos colégios da rede estadual de educação se destacam pelo projeto arquitetônico moderno e inovador, conhecido como padrão século 21. O modelo foi idealizado pelo governador Marconi Perillo e pela secretária Raquel Teixeira na primeira gestão de Marconi e tempos depois foi adotado nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC). O modelo chama a atenção pela excelente estrutura física, com amplo espaço de convivência, quadra poliesportiva coberta, 12 salas, laboratórios de informática e ciência e biblioteca.

Até o final deste mês, no município de Santo Antônio do Descoberto, o Governo de Goiás deverá inaugurar duas outras escolas nesse mesmo modelo de excelência. As escolas padrão século 21 fazem parte de um grupo de 50 unidades implantadas em todo o Estado com investimentos da ordem de R$ 268 milhões, incluindo reformas de várias instituições de ensino e construção de dezenas de quadras esportivas. Para 2018, existe a previsão de entregar à população 17 escolas padrão século 21, que estão em fase de licitação, totalizando 67 novas unidades.

Avanços no Saego

O superintendente executivo de Educação, Marcos das Neves, pediu que a comunidade estudantil cuide com carinho das instalações das duas novas escolas, que possuem estrutura física de altíssima qualidade e projeto pedagógico diferenciado. “O Governo de Goiás, por meio da Seduce, está oferecendo aos alunos uma estrutura fantástica, que propicia um aprendizado de altíssima qualidade e uma formação integral para nossas crianças e jovens”.

O vice-governador José Eliton, coordenador geral do programa Goiás na Frente, lembrou que Goiás se sobressai frente aos demais Estados brasileiros por não só por estar com a folha do funcionalismo em dia, mas por colocar em prática políticas de valorização dos servidores e pelos investimentos que estão sendo feitos em todas as áreas. “Essas novas unidades representam o futuro do nosso Estado e de nosso país, pois propiciam às novas gerações um ensino de altíssima qualidade, abrindo a esses jovens grandes oportunidades”.

O governador Marconi Perillo ressaltou que, em breve, estará de volta ao entorno do Distrito Federal para mais uma série de inaugurações, incluindo novas escolas padrão século 21 e o prédio do Instituto Tecnológico. Ele aproveitou também para elogiar o esforço e empenho dos educadores da rede estadual de ensino na região, onde os alunos se destacaram pelos avanços no aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática, comprovados nos resultados do Saego (Sistema de Avaliação do Estado de Goiás).

A boa notícia foi dada pela secretária Raquel Teixeira na semana passada e reforça ainda mais a expectativa de que Goiás novamente será destaque no ranking nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

[gallery ids="10497,10498,10499,10500,10501,10502,10503,10504,10505,10506"]