Comunidade de Trindade participa de reunião sobre educação integral

Uma equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) esteve em Trindade na noite de terça-feira, 19/12, para dialogar com pais, alunos e comunidade em geral sobre a educação em tempo integral. O Colégio Estadual Divino Pai Eterno, localizado no município, é uma das 27 unidades escolares goianas que estão passando por implementação do modelo e se transformarão em Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) no ano que vem.

O evento reuniu mais de 150 pessoas e serviu para tirar dúvidas de quem ainda não conhecia o projeto por completo. No caso da escola em Trindade, desde o início do ano uma equipe da Seduce tem se reunido com a comunidade escolar para falar sobre o processo de implementação do modelo integral de ensino. As reuniões incluíram momentos de diálogo com funcionários administrativos da escola, professores e representantes de pais e alunos.

Na abertura do evento, o superintendente Executivo da Seduce, Ivo Vilela, resumiu que "o objetivo é transmitir a todos como funciona uma escola de tempo integral". Ele representou a secretária Raquel Teixeira e disse estar confiante de que a comunidade trindadense vai aprovar o modelo de ensino que está em fase de implementação no Colégio Estadual Divino Pai Eterno. Conforme destacou, o ensino integral é a base da educação dos países mais desenvolvidos.

Vice-prefeito de Trindade, Gleysson Cabriny citou a frase conhecida de Nelson Mandela, "A arma mais poderosa para mudar o mundo é a educação", para explicar o seu ponto de vista sobre o ensino integral. "Muitas pessoas têm medo do novo, mas precisamos experimentar se quisermos melhorar. A gente quer o que é bom para a cidade, para as pessoas e para os alunos", disse. "Na minha opinião, o modelo deve ser expandido para outros colégios. A Seduce tem meu apoio e do perfeito Jânio Darrot", completou.

Palestra

Superintendente de Educação Inclusiva, Márcia Antunes explicou aos pais e alunos presentes no evento como funciona os Cepis. As primeiras unidades surgiram em 2013 e vêm evoluindo desde então. Atualmente Goiás possui 179 Cepis, sendo 42 de ensino médio e 137 de ensino fundamental. Segundo ela, "é necessário romper alguns paradigmas e, assim, abrir outras possibilidades".

Márcia apresentou alguns exemplos de sucesso pedagógico, como Cepi Sérgio Fayad Generoso, de Formosa, que está entre as 40 melhores escolas públicas do país. O avanço foi conquistado gradualmente desde que a implantação do modelo de educação integral, em 2013.

De acordo com ela, o Ministério da Educação (Mec) publicou recentemente a portaria número 727, que versa sobre a implantação de novas escolas em tempo integral. Para cada aluno, o governo federal investe R$ 2 mil /ano para custos com a implantação e a adequação das escolas. Uma das mudanças está na alimentação dos alunos, que passa a contar com almoço e lanche da tarde, além do lanche matutino. No modelo as aulas são das 7h30 às 17h, tanto para alunos quanto para professores.

Coordenadora da equipe de implantação das escolas de ensino médio em tempo integral da Seduce, Silvone Melchior completou a fala da superintendente Márcia explicando aos presentes detalhes sobre a matriz curricular. Além das disciplinas do núcleo comum, como, por exemplo, Língua Portuguesa e Matemática, a escola passa a oferecer componentes do núcleo diversificado, que inclui: protagonismo juvenil, preparatório pós-médio, práticas de laboratório e estudo orientado. "Além disso, toda segunda-feira nossos jovens fazem uma avaliação. Ela revisa todo o conteúdo semanal e tenta recuperar aquilo que pode ter gerado dificuldade ao estudante", aumentou Silvone.

Quem também participou da reunião foi o diretor do Cepi Pedro Gomes, de Goiânia. Neto falou sobre o Projeto Vida, outra iniciativa adotada em escolas de tempo integral. "É uma das experiências mais gratificantes que tive na educação. São aulas dinâmicas que ajudam os alunos a se conhecerem e a cultivarem os seus sonhos", comentou.

Ao final do evento, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o modelo de ensino. Coordenadora regional de Trindade, Maria das Dores agradeceu a presença de todos e reforçou que o processo é conduzido com seriedade. "O Mec, a Seduce, a secretária Raquel Teixeira jamais tentariam implantar algo que não seja bom para a educação".

Também participaram da reunião os superintendentes de Ensino Fundamental, Luciano Lima; de Desporto Educacional, Maurício Roriz e de Tecnologia da Informação, Rosana Cerosino; além do procurador do município de Trindade, Sérgio Araújo, e do presidente da Câmara Municipal, Hélio Braz.

[gallery ids="10124,10125,10126,10127,10128"]