Secretária entrega diplomas de qualificação para estudantes da rede estadual
- Detalhes
Formandos de 25 municípios goianos participaram dos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio
Cerca de 300 alunos dos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce Goiás) receberam o diploma de conclusão nesta segunda-feira, 18/12, durante cerimônia no Teatro Goiânia, que contou com a presença da secretária Raquel Teixeira.
Participaram da formatura estudantes de 25 municípios: Novo Planalto, Valparaíso, Senador Canedo, Goiás, Amaralina, Goiânia, Minaçu, Pires do Rio, Porangatu, Quirinópolis, Goianésia, Rio Verde, Goiatuba, Minaçu, Mineiros, Uruaçu, Trindade, Aparecida de Goiânia, Morrinhos, Anápolis, Itumbiara, Jataí, Inhumas e Iporá.
Os cursos foram ofertados pela Seduce em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio dos programas MédioTec/Pronatec e FIC (Formação Inicial e Continuada), que são de curta duração. Os estudantes concluíram a qualificação em Logística, Informática, Segurança do Trabalho, Química, Manutenção e Suporte, Eventos e Agronegócio, Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos, Operador de Tratamento de Água e Efluentes, Horticultura Orgânica, Agricultura Orgânica, Agente de Segregação e Coleta de Resíduos Sólidos, Higienista de Serviços de Saúde, Recepcionista em Serviços de Saúde, Agente Comunitário e Assistente de Planejamento.
Desafio
Depois de saudar os jovens pela determinação em concluir os cursos técnicos profissionalizantes, a secretária Raquel Teixeira lembrou que um dos grandes desafios do poder público hoje é mudar radicalmente o perfil da escola para preparar os estudantes para um mundo que ainda não se sabe ao certo como será.
Ela lembrou também que no mundo contemporâneo é fundamental estudar e aprender sempre, pois só assim será possível acompanhar as inovações e os rápidos avanços da tecnologia. “Fico feliz em estar aqui com vocês celebrando este momento de vitória e superação”.
Superintendente de Ensino Médio da Seduce, João Batista Peres Júnior também parabenizou os formandos pela conquista do diploma. “Tenho certeza absoluta de que vocês, a partir de agora, encontram-se bem capacitados para conquistar uma vaga no mercado de trabalho”.
Entre os 300 estudantes que receberam seu diploma estava Deusa Barbosa dos Santos Chagas, 67 anos, que concluiu o curso técnico de Agente Comunitário de Saúde. Moradora do Jardim Califórnia, em Goiânia, Deusa disse que gostou muito do curso e que fez essa opção por gostar de ajudar as pessoas de sua comunidade. “Esse curso nos ensina a valorizar não apenas a nossa vida, como também a vida das outras pessoas. Uma pena que acabou, pois durante seis meses pude receber informações muito importantes na área de saúde que vão me permitir ajudar o próximo”.
A solenidade contou com as presenças de diversos coordenadores regionais, superintendentes e gerentes da Seduce, além da coordenadora de Projetos do Instituto Evaldo Lodi (IEL), Thaís Melgaço.
Comunicação Setorial da Seduce Goiás
Goiânia, 18 de dezembro de 2017
[gallery link="file" ids="10085,10086,10087,10088,10089,10090,10091"]